quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os direitos do Professor Readaptado

Sim! O professor readaptado tem direitos.
Mais do que ele imagina!
Muito mais do que as diretoras nos deixam saber!
Por isso criei esse blog: para denunciar os problemas do professor readaptado e falar sobre os seus direitos.
No Estado de São Paulo funciona assim:

- o professor é readaptado pelo DPME (Departamento de Perícias Médicas do Estado);

- o professor aguarda em licença de saúde a publicação da readaptação no Diário Oficial;

- o DRHU (Departamento de Recursos Humanos) envia um "Rol de Atividades" para a escola. O Rol é uma folha onde constam todas as atividades que o professor pode fazer. A direção só pode mandar o professor fazer algo que esteja dentro desse rol.
O professor tem direito a ter uma cópia desse rol em mãos! E não pode fazer nada que não esteja no rol!
Se fizer alguma coisa que não está no rol terá problemas sérios.
Imagine que você, por espontânea vontade ou por pressão do diretor mesmo, foi até a cozinha ajudar na merenda, caiu e machuchou o pé. Como você vai explicar na perícia médica que você estava na cozinha? O perito vai lhe dar uma dura e pode até não lhe dar a licença...
Se você ainda não tem o rol de atividades em mãos... exija! E exija por escrito!

- o problema começa porque o DRHU demora um pouco para mandar esse rol para a escola. No meu caso levou meses. Daí o diretor já começa a inventar: manda você ler diário oficial, abrir porta, ser inspetor de alunos, trabalhar na secretaria, atender telefone, etc
Tudo isso é irregular! 99% das atividades do Rol tem a ver com a parte pedagógica! Só a parte pedagógica!
Isso porque o professor é um especialista na área pedagógica - não na área administrativa. Então se você está trabalhando na secretaria da escola, saiba que esse não é o seu lugar!

- quando o DRHU manda o rol muitos diretores não avisam o professor readaptado. E o coitado-explorado continua a fazer serviços que não são dele, sem saber de seus direitos.
Meu caro: na dúvida procure seu sindicato, procure a Diretoria Regional de Ensino, ligue para o DRHU. Aja! Exija seus direitos!

- e aprenda a fazer tudo por escrito e protocolar na secretaria da escola. Pela lei eles são obrigados a protocolar. Assim não fica nada "de boca" e você se protege. Aliás isso é o que as diretoras vivem fazendo: elas vão à D.E. e protocolam tudo para se protegerem. Nós temos o mesmo direito.

Procure nesse blog o Manual do Readaptado e a portaria que coloca o professor readaptado como responsável pela Sala de Leitura. Essa portaria já fez diferença na vida de muito professor readaptado que estava sendo explorado em secretarias de escola.

Exija seus direitos! Porque você tem direitos!

176 comentários:

  1. Sou professora readaptada do Estado do Rio de Janeiro há 9anos. Sei que tem uma lei que diz podemos sair no períso do expediente para fazermos tratamento médico, mas não a encontro. Vc pode ajudar-me?
    Outra pergunta: as leis para os readaptados são as mesmas para todos os Estados?
    Meu e-mail: ds.madureira@uol.com.br

    Muito obrigada e um grande abraço,
    Denise Simões.

    ResponderExcluir
  2. Todo funcionário tem direito a se ausentar para tratamento médico. Basta que ele avise que vai ao médico e depois retorne com o atestado médico.
    Isso é direito trabalhista.
    Não conheço a legislação d RJ, mas vale a pena checar no departamento de recursos humanos da secretaria da educação.

    ResponderExcluir
  3. Que bênção que é esse blog!

    Tenho tantas dúvidas a respeito de readaptação que não sei nem de onde começar!

    Uma luz no fim do túnel!

    ResponderExcluir
  4. olá...veja o meu caso...fui à pericia e logo em seguida publicaram capacidade laborativa parcialmente prejudicada, isso em setembro agora, a diretora gostaria de me afastar das atividades ...mas a gente não sabe se tem que aguardar o rol ou se ela já pode afastar...protocolei um oficio junto ao dpme já solicitando um parecer e qdo ligo, as atendentes falam que tudo está lento por lá...como proceder?

    ResponderExcluir
  5. Amira:

    O DPME está quase desmontado no que se refere à readaptação. Está demorando mesmo.
    Eu precisaria saber quais os termos exatos da publicação do D.O. Lá está falando que você já foi readaptada?
    Não se esqueça que você vai ter que participar normalmente do 1º dia de atribuição de aula. Se estiver escrito readaptado na sua ficha de atribuição basta assinar e não pegar nenhuma aula.
    O rol demora um pouco para vir. Só tenha certeza se o D.O. realmente fala que você foi readaptada.
    Qualquer dúvida procure o departamento pessoal da sua D.E. ou ligue para o DRHU.

    ResponderExcluir
  6. primeiro preciso parabenizar pelo blog, depois fazer algumas considerações.
    nossos sindicatos pouco se preocupam conosco, com nossas causas. estamos à deriva e considerados 'os folgados' do serviço público. recentemente liguei para a apeoesp e, conversando com alguém do jurídico, o comentário q recebi como resposta a minha indagação fora: "não está satisfeita, volte para sala de aula, professora." como se eu estivesse fora por opção. minha dúvida era sobre a implantação da nova jornada; se o readaptado tambem teria sua jornada alterada, uma vez q estou na diretoria de ensino e estou trabalhando conforme a jornada q estava qdo estava na escola. a resposta foi q em nada mudaria para os readaptados e qdo eu questionei p q o sindicato nunca fazia nada por nós, foi q tive a famigerada resposta.
    com a cgrh (coordenadoria geral de recursos humanos), ex drhu, não foi diferente, qdo questionei sobre minha obrigatoriedade de férias apenas até dia 15 de janeiro/12, em conformidade com meus pares, mas não fazer juz a recesso, tb como meus pares.
    enfim, fui readaptada para tratamento de lupus sistêmico com jornada de 25 aulas, estando em diretoria de ensino com esta jornada e não estou designada a nada.
    parabéns pelo blog! feliz natal!
    abc
    celia

    ResponderExcluir
  7. A APEOESP deveria ter um setor dentro do sindicato só para atender professores readaptados. Detalhe: esse setor deveria ter como responsável um professor readaptado.
    Só que esta nessa situação pra entender os outros readaptados. O preconceito contra nós é muito grande - e pelo que você diz atinge até mesmo o sindicato.
    Não somos folgados. Somos injustiçados! O ex-presidente da república perdeu um dedo e foi aposentado na fábrica - nós somos readaptados perdendo muito mais que isso. Além de perder a capacidade de lecionar ainda perdemos o respeito dos colegas.
    Certa vez uma professora me disse: - Um dia eu vou querer ser readaptada e ficar sem fazer nada.
    E eu respondi: - Venha mesmo. Daí você vai cumprir hora-relógio ao invés de hora aula, e será tratada como lixo por todo mundo.
    A professora se calou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentario exemplifica o cotidiano de nos readaptados depois de dedicar muitos anos de nossa vida em sala de aula quando ficamos doentes somos tratados como lixo ...

      Excluir
    2. Já ouvi algumas vezes estas mesmas palavras! Passei o telefone do meu médico e indiquei cirurgia na coluna a que fui submetida pra sentirem como é fácil chegar a essa "boa vida"!!!

      Excluir
    3. Já ouvi algumas vezes estas mesmas palavras! Passei o telefone do meu médico e indiquei cirurgia na coluna a que fui submetida pra sentirem como é fácil chegar a essa "boa vida"!!!

      Excluir
  8. O professor readaptado é um professor que está fora de sala de aula. Ele cumpre o mesmo calendário que seus pares = 200 dias letivos.
    Tem os mesmos direitos em termos de jornada: tem as HTPLEs e as cumpre como seu pares (ou seja: onde quiser).
    No caso do HTPC normalmente ele cumpre na biblioteca ou onde está trabalhando.

    ResponderExcluir
  9. O problema é que o governo ainda não lançou normas para cumprir a lei do piso. Ao contrário: depois do governador dizer na imprensa que não ia recorrer contra... ele recorreu. Tentou caçar a liminar da APEOESP e perdeu.
    Assim até aqui o governo está obrigado a acatar a lei do piso para 2012.
    No meio desse tumulto claro que a última coisa que eles vão lembrar é dos milhares de miseráveis, digo, readaptados do Estado.
    Eu estou esperando a poeira baixar pra então questionar. Até porque como nós seguimos os outros professores se eles forem cumprir os HTPLEs que surgirão a mais em casa, nós também iremos.

    ResponderExcluir
  10. Na prática pra nós vai funcionar assim:

    - HTPC - vamos continuar cumprindo mesmo, ou em reunião ou na biblioteca ou no lugar que trabalhamos (não há diferença para nós)
    - HTPLE - aqui dá diferença. Se os professores forem cumprir em local de livre escolha (casa) nós faremos o mesmo.

    Com relação à calendário escolar a rotina do readaptado é a seguinte:
    - ele vai no primeiro dia de atribuição de aulas e assina a ata de atribuição dizendo que ele não pôde pegar nada. Isso porque na ficha de atribuição vem escrito "Readaptado"
    - depois ele volta no primeiro dia de reunião pedagógica (ou primeiro dia letivo - o que vier primeiro) junto com seus pares e começa a cumprir o calendário escolar.

    ResponderExcluir
  11. Por que você está na D.E.? Deveria estar na escola em que tinha sede quando foi readaptada.
    Se foi por sua escolha veja bem se você está cumprindo o rol de atividades. Professor readaptado ainda é professor - não é para fazer trabalhos burocráticos nem administrativos. É só para cumprir o rol de atividades.

    ResponderExcluir
  12. obrigada pela clareza das respostas, viu?
    bem, so preciso saber sobre o recesso, o qual tds dizem q não faço juz (cgrh, apeoesp, dirigente), sob a alegação de q 'não estou em escola e por esta razão não posso ter recesso'. além disso, ao conversar com SONIA do cgrh, ela reforça seu discurso, dizendo q recesso é para aluno e não para professor.
    estou na diretoria pq tive de me mudar de cidade, onde não conheço ninguém e, visitando algumas escolas, tds disseram q já estavam com o quadro de readaptados completo. o q me 'salvou', no sentido de me permitir ficar na cidade, foi a diretoria de ensino.
    o interessante é q, enquanto readaptado, ou seja, privado de saúde normal, acabo trabalhando mais q um prof q não está readaptado. eles não sabem o q é ter de trabalhar com lupus; ossos, rins doloridos e um cansaço q não tem explicação. vou arrastada para o trabalho, para não ter de me aposentar por invalidez e ver meu salário virar 'mínimo'.
    não consigo ter cópia de meu rol caas; falo com a secretária da ue e ela diz q tá na diretoria; falo com setor pessoal da diretoria, eles dizem q está no 'drhu'; vou ao 'drhu' e eles alegam estar na caas.
    semana q vem farei outra tentativa.
    obrigada, mais uma vez.

    abc

    ResponderExcluir
  13. so pra desejar a tds um 2012 repleto de noticias boas, um ano com maior atencao e respeito a nós (claro q ao mundo inteiro), em particular, manutencao daquilo de deu certo e...bola pra frente!
    vamos tentar reunir um grupo maior e cheio de vontade de fazer valer os nossos diretos.
    abraco a tds!

    ResponderExcluir
  14. acessei a legislacao a partir do link deste blog e li q o readaptado tem direito a férias escolares e recesso, desde q esteja em escola. pergunto: há alguma outra legislacao em contrário?
    o antigo drhu pediu para q eu lesse 'na íntegra' a nova legislacao sobre as férias, a tal dos 15 dias; há alguma mencao aos readaptados? vc pode passar por email essa legislacao que trata sobre a mudanca do calendario escolar, ou o numero dessa resolucao, por favor?
    obrigada, mais uma vez
    abs

    ResponderExcluir
  15. - Todo professor readaptado é um professor como outro qualquer - só não está em sala de aula.
    Assim o readaptado ganha a mesma coisa que os outros, cumpre o mesmo calendário que os outros e sai de férias como os outros.
    A diferença é que nós cumprimos 60 minutos (hora-relógio) enquanto os outros cumprem hora-aula.

    - Então as férias para nós funcionam do mesmo jeito que para os outros:
    - 15 dias de férias em janeiro
    - vamos no primeiro dia de atribuição de aulas só para assinar que não tem como atribuir aula para nós (na ficha de atribuição vem escrito READAPTADO)
    - depois retornamos no primeiro dia de aula ou no primeiro dia de reunião pedagógica
    - em julho a mesma coisa: mais 15 dias de férias. Se tiver recesso = temos direito

    - Eu não tenho o número da lei comigo mas me lembro que eu li quando saiu. No site da Apeoesp deve ter.
    Mas lá fala para todos os professores. Não cita o readaptado e nunca vai citar porque somos professores. Então falou "professor" vale pra todo mundo = inclusive para nós.

    - Que tipo de serviço você faz na D.E.? É condizente com seu rol de atividades?

    - Professor readaptado também tem direito à licença de saúde. Ninguém é obrigado a trabalhar doente. Conheço vários readaptados em licença para tratamento de saúde.
    Leve isso em consideração. E veja se não é melhor voltar para a escola.

    - Lembrando que você tem direito à mudar de escola - e é mais simples que remoção.
    Pra isso precisa:
    - você achar uma nova escola em que a diretora se interesse em ter você lá
    - sua diretora concordar
    - você querer
    Isso também é mais comum que você imagina. Sem falar no projeto da sala de leitura - onde a prioridade é do readaptado.

    - Se você estivesse na escola teria direito à recesso. Na D.E. eu não sei dizer. Não conheço nenhum caso assim.
    Quer dizer que as escolas da sua cidade não quiseram uma readaptada? Que estranho...

    - Quanto à cópia do rol é seu direito. Recomendo entrar com ofício na D.E. pedindo cópia.
    O rol de atividades sempre direciona o professor para trabalhos pedagógicos - não burocráticos. Cuidado para não estar cobrindo buraco da D.E., fazendo serviço que não é da sua competência e ainda sendo tratada como resto, ok?
    O rol é seu direito. Vá atrás dele e depois exija que o respeitem. Não lhe fornecer o rol é ilegal, e mandar você fazer serviço burocrático é ilegal e assédio moral.
    Já que você não tem o rol deveria só estar cumprindo horário. A D.E. sabe disso.

    Aliás sua antiga escola - onde você foi readaptada - não tem o rol?
    Se eles tinham pode ser que tenham mandado toda sua documentação para a nova D.E.
    Procure muito! Sua situação é irregular e tem que ser resolvida.
    Conheço readaptado que faz serviço de secretaria = não pode!
    Tem quem lia diário oficial, servia cafezinho pra diretora, atendia telefone e abria porta = não pode!
    Tem quem vira inspetor de aluno = não pode!
    O que pode é o que está no rol de atividades. E só

    ResponderExcluir
  16. oi, prof!
    peguei o rol de atividades, mas, para minha surpresa, a funcionaria da diretoria de ensino de sp, a qual pertenco disse q são todos iguais para os professores. a do caas disse q sao diferentes, mas de fato, nao sao, nao. no meu rol eu posso fazer tudo relacionado a aluno. e o q me espanta é q não vem ressalvas de coisas q nao posso fazer.
    sobre o recesso, estando na diretoria de ensino, continua na mesma: sem o recesso.
    no q convem, sou do administrativo da DE, em outros momentos, sou do QM; td conveniência.
    fazer o q?
    obrigada, mais uma vez.

    abs!

    ResponderExcluir
  17. alguém sabe qdo sairá nosso 1/3 de ferias???

    ResponderExcluir
  18. Ingenious:

    Você já viu que aí só te dão informação errada.
    Não lhe informam os direitos que você tem para que você não os exerça.
    Existem vários tipos de rol, de acordo com o problema que o professor tem para ser readaptado.
    O Estado entende que você continua sendo professora. Aliás você fez concurso para professora. Por isso as atividades que normalmente nos são destinadas são atividades pedagógicas - e não administrativas.

    O que você pode fazer? O que está no rol.
    O que você não pode fazer? Simples: o que não está no rol.

    Você precisa ter certeza que este rol é mesmo o seu.
    Se for o seu rol uma ideia é ligar no DRHU, explicar sua doença, explicar o rol que te deram e perguntar: - como pedir uma revisão do rol?
    Se não for o seu rol = você precisa consegui-lo.

    Ninguém é obrigado a trabalhar doente. O tempo da escravidão já acabou. Conheço 2 funcionários readaptados que estão sempre de licença por não terem como trabalhar.
    Será que esse não seria o seu caso?
    Eu mesmo tiro licença quando meus problemas se agravam.

    Vejo que o melhor seria conseguir lugar numa escola. O que uma professora faz no quadro administrativo da D.E.?
    Fica um cheiro de armação no ar. No geral as escolas querem mais é um readaptado que abra a biblioteca ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  19. Vida:

    O 1/3 do 13º já era pra ter saído.
    Até porque as férias para os professores do Estado de SP oficialmente acabaram no domingo (15/1).
    Como sempre nessa época do ano nós somos os últimos a saber. No site da Fazenda não tem nada ainda - e no banco quando você tenta saber se o pagamento já está provisionado o telefone dá ocupado e desliga.
    Nós temos o direito - e somos tratados assim com esse desrespeito. Eu não concordo com a postura anti-profissional de alguns colegas que não levam as aulas à sério. Mas convenhamos que esse tipo de atitude do nosso patrão não melhora em nada a disposição da categoria em colaborar com seus projetos.

    ResponderExcluir
  20. obrigada pelas informações, viu? esse blog é realmente mto bom.
    qto às informações q recebi sobre meu rol, vieram do próprio DRHU, acredita? pois é...
    agora ainda há a mudança na carga horária, da qual o DRHU afirma q não fazemos parte.
    enfim... vou aguardar.
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação ao rol há 2 possibilidades:

      - pedir uma revisão do rol.
      O direito do professor é muito grande. Se o DRHU errou com certeza existe uma forma de recorrer contra o rol que está errado.
      Eu não saberia lhe dizer como agora, mas com certeza existe uma forma - nem que seja judicial.
      Você poderia começar perguntando na APEOESP, no DPME e na Secretaria de Educação. Lembre-se que a Secretaria tem uma ouvidoria - onde você pode fazer reclamações por email

      - sair de licença médica até que essa situação esteja regularizada.

      Excluir
    2. Com relação ao novo horário: no meio dessa guerra jurídica entre governo e sindicato todo mundo só pensa na atribuição de aulas.
      Quem se lembrou do readaptado? Se você disse ninguém acertou!
      Mas no meu entendimento essa mudança favorece muito o professor readaptado.
      Vou escrever aqui no blog sobre isso, ok?

      Excluir
  21. SOU PROFESSORA READAPTADA DESDE 94,NO ESTADO DE SÃO PAULO,E NÃO VEJO NENHUM SINDICATO DA CLASSE QUE SE PREOCUPA COM OS READAPTADOS,ACHEI SEU BLOG POR ACASO E GOSTEI MUITO ACHO QUE DEVERÍAMOS NOS UNIR PARA PODERMOS TER MAIS FORÇA SEM TERMOS QUE FICAR ESPERANDO POR SINDICATOS,JÁ PROCUREI SABER COMO FICA NOSSA JORNADA COM A NOVA LEI MAS AINDA NÃO OBTIVE RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  22. Sou professor readaptado desde de julho do ano passado, mas optei pela jornada basica, ai com os calculos deu mais 5 horas mensais de carga suplementar, mas só prestei atençao no meu horario e na carga suplementar esses dias, estou fazendo 6 horas diarias, tenho quase certeza que estou trabalhando horas a mais pro governo, alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime: se você cumpriu horas a mais o Estado não vai lhe pagar hora-extra.
      Mas a sua escola vai ter que compensar essas aulas pra você.
      Faça as contas do seu prejuízo e fale com a direção.
      Não adiantou? Faça POR ESCRITO = ofício em 2 vias com as contas do seu prejuízo protocolado na escola pedindo providências. O prazo para eles responderem é de até 48 horas.
      Não adiantou ainda? Ofício para a D.E. em 2 vias denunciando o abuso e pedindo providências.
      Não adiantou? Denuncie na Ouvidoria pelo site da Secretaria da Educação. Demora um pouco mas eles respondem.

      Excluir
    2. Jaime:

      Você precisa fazer as contas do ano passado.
      Só então poderá acertar as contas de horas desse ano.
      Até o ano passado (2011) os readaptados cumpriam o seguinte:
      jornada de trabalho + HTPCs

      Exemplo: alguém que foi readaptado com 33 aulas cumpria:
      33 aulas + 3 HTPCs = 36 horas.
      As HTPL são sempre cumpridas em local de sua LIVRE ESCOLHA.

      Com a mudança da lei o readaptado que cumpria 33 + 3 horas passa a cumprir 29,1 horas.
      Veja aqui mesmo no blog:

      http://professorreadaptado.blogspot.com/2012/01/nova-jornada-de-trabalho-no-estado-de.html

      Excluir
    3. Tania:

      A nova lei do Piso beneficiou os professores readaptados.
      Daqui para frente será mais justo!
      Antes só nós cumpríamos a hora de 60 minutos. Os demais professores faziam 50 minutos (ou 45 minutos à noite) e ganhavam o mesmo que nós - que cumpríamos muito mais horário.
      Com a nova lei esse disparate não existe mais. TODOS os professores passam a cumprir sua jornada em minutos - e não mais em hora-aula.
      Veja como ficou aqui mesmo no blog:

      http://professorreadaptado.blogspot.com/2012/01/nova-jornada-de-trabalho-no-estado-de.html

      Excluir
  23. Estou muito contente por ter encontrado esse blog,sempre dizia ao amigos readaptados que deveríamos ter um sindicato só para nos readaptados,acho que com seu blog já é um começo,podemos trocar informações e nos unirmos para revindicar nossos direitos, que alguns Diretores e Supervisores de Ensino vivem tentando nos tirar.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania:

      O que acontece é que nenhum professor de sala de aula sabe o que é ser readaptado.
      Assim fica difícil visualizar os problemas do professor readaptado, e lutar por nós.
      Por isso acredito que uma solução seria os próprios readaptados lutarem para que se crie dentro dos sindicatos um setor que nos represente e dê voz.
      Isso é bom para nós porque usamos a estrutura sindical montada que já existe; e é bom para o sindicato que passa a nos atender como até aqui ele não faz.
      Em minha cidade eu já estou conversando com o pessoal da APEOESP à respeito dessa representação dos readaptados. Existem outros tantos sindicatos para se conversar.
      Cada um de nós pode ser o porta-voz da nossa situação, ajudar a esclarecer outros professores e, com o tempo, fazer uma campanha (via sindicato) para que se respeite mais o professor readaptado e para lutarmos por melhorias de condições de trabalho. O que você acha?

      Excluir
  24. Olá , minha readaptação acaba de sair ,mas , estou em licença com Perícia marcada para maio . A pergunta é:, continuo de licença ,quando termina os 90 dias solicitados pela médica em março ? , ou, volto imediatamente para à escola ?

    ResponderExcluir
  25. Robson:

    A licença de readaptado é um pouco diferente da licença normal. É preciso que você leve para o médico o rol de atividades, um relatório do médico e uma declaração de sua diretora sobre as atividades que você desempenha como readaptado.
    Daí o perito vai levar tudo isso em consideração para ver se te dá ou não licença.

    Normalmente ficamos de licença enquanto não sai a readaptação. Mas se a doença impede de dar aulas mas não impede de exercer as funções de readaptado = você precisa voltar a trabalhar.

    Recomendo você se informar no Departamento Pessoal da sua DE. E se a resposta não for satisfatória procure o DRHU (ligue pra eles). É melhor conhecer sua situação do que ver sua licença prejudicada.

    ResponderExcluir
  26. estou readaptado a pouco tempo,psiquiatria,minha escola está sucateada,não tem biblioteca,tem sala de informatica,onde pensei em desenvolver projetos com professores,para que os mesmo possa ensinar seus alunos,a diretora não deixa,quer eu na secretaria,fazendo ficha individual de alunos,onde rejeitei,tivemos uma pequena discussão,pois quero ficar no período da noite,pois de manhã e parte da tarde fico debilitado devido a medicação que uso,ela não deixou,parei de tomar a medicação,caso contrario não´´ consigo levantar de manhã para trabalhar`´,entretanto minhas crises de nervoso estão voltando,sei que posso estourar a qualquer momento,com qualquer um ,tentei mudar de escola não consegui,ninguém me quer,oque devo fazer ?

    ResponderExcluir
  27. Antes que você estoure e perca seu cargo, saia de licença.
    Faça o pedido por escrito de mudança de horário e protocole na secretaria em 2 vias - uma para você.
    No seu rol de atividades tem o que você pode fazer. Olhe bem: professor não trabalha me secretaria.

    ResponderExcluir
  28. Olá,pode a diretora convocar somente a mim (readaptado)para trabalhar no recesso ?no meu rol diz respeito nas ultimas linhas,sobre :organizar e/ou colaborar na organização de fichas cumulativas dos alunos.
    Então a diretora me colocou para fazer ficha individual de aluno,dizendo que é a mesma coisa.isso é verdade ?

    ResponderExcluir
  29. O professor readaptado é antes de tudo um PROFESSOR.
    Por isso ele cumpre o mesmo calendário letivo que todos os outros professores. São 200 dias letivos.
    Entendo que se todos estão em recesso você também deve estar.
    Quanto às fichas: essa informação eu não tenho. Pra falar a verdade nunca vi essas fichas cumulativas.

    ResponderExcluir
  30. olá,minha escola ficou 14 dias sem aula,pois estava interditada,entretanto trabalhei, pois sou readaptado,acredito que irá me chamar para repor junto com os outros professores,já falei pra vice ,que não vou repor nada,pois trabalhei,agoara pergunto :pode a diretora me convocar ?tenho que ir? dizem que vão fazer multirão do histórico,querem me colocar para fazer histórico,não está no meu rol,se eu não fizer ,oque podem fazer comigo ?

    ResponderExcluir
  31. 1º - você SÓ PODE FAZER o que estiver no seu rol. Não tem outra saída: você e a diretora tem que respeitar isso, porque é a lei.
    Peça pra ela mostrar onde está essa atividade no seu rol.

    2º - pelo que eu entendi esses primeiros dias letivos não teve aula mas você trabalhou. Se todos os professores folgaram e você não - repor o que?

    Se você se recusa a fazer o que não está no rol = não acontece nada com você. Mas acontece com a diretora se você denuncia-la.

    ResponderExcluir
  32. Olá, caros colegas. Já tirei várias licenças médicas e recente o diretor da minha escola me deu um ofício para eu requerer a minha readaptação. Gostaria de saber quais documentos eu devo reunir para protocolar o primeiro pedido.Valeu"

    ResponderExcluir
  33. Você precisará reunir exames médicos sobre o seu problema de saúde.
    Também vai precisar de um relatório do seu médico dizendo que você não está apto a lecionar mais, e assim pedindo sua aposentadoria. Se você se tratar com 2 médicos leve 2 laudos explicando detalhadamente seu problema, e com TODAS as CIDs do que você tem.
    Todo esse material será apresentado no DPME no momento da sua perícia para readaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare também sua paciência porque demora um pouco pra ser chamado para o exame e outro tanto pra sair a readaptação no Diário Oficial.

      Excluir
  34. Boa noite,na minha escola os professores foram dispensados mais cedo , devido o planejamento,na ocasião fui junto com o grupo,entretanto no dia seguinte,verifiquei falta aula somente para mim,me senti humilhado,discriminado e constrangido,questionei a diretora e a mesma com autoritarismo,falou que estava dentro dos seus direitos,fiz por escrito e aguardo os 10 dias para resposta.pergunto:
    eu tinha que cumprir horário ou poderia ir embora com os outros ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 dias para resposta? A escola tem 48 horas para responder.
      Se você estava participando do planejamento = é justo você ter ido embora e não receber falta.
      Se você não estava participando = ídem.
      Errada mesmo está a diretora em dispensar professor antes da hora. Se ela quer fazer isso tem que fazer para todos. A lei é para todos e o professor readaptado não pode ser prejudicado.
      Se isso persistir denuncie por escrito na DE.
      Não resolveu = denuncie na Ouvidoria da Secretaria da Educação.
      Explique a seus colegas (os que falam com você) que você não quer prejudicar ninguém mas que está sendo prejudicado - e que se for assim vai brigar pelos seus direitos indo até a Ouvidoria se precisar. E deixe os "puxinhas" ouvirem também = assim eles levam para a diretora.

      Excluir
  35. Boa tarde,fui readaptado em dezembro de 2011,no holerit consta pagamento por 190 aulas,pois a muitos anos pego 32 aulas com alunos,mais os htpc e htpl,totalizando 190 aulas mensais,minha secretária trouxe um papel com a contagem de aulas para eu assinar e nele a média foi de 174 aulas,oque não está correto,nos últimos 5 anos a média é 190 e a do momento também,tentou me convencer dizendo que tem meses que trabalhei menos,ex fevereiro,então fui na leste e me expliquei,disseram que vão ver o caso,oque devo fazer ?

    ResponderExcluir
  36. No momento da readaptação você pode escolher: ou a jornada do momento em que você foi readaptado ou a média dos últimos 5 anos.
    Mas isso É VOCÊ QUEM ESCOLHE!
    Protocole um ofícion na escola comunicando qual é a sua opção (se a carga do momento da readaptação ou a média dos últimos 5 anos).
    Fica o aviso para todos os readaptados: cuidado com o que assinam. Não assinem sem ler! Se você tiver dúvidas não assine no momento. Peça um tempinho para se informar antes de assinar.

    ResponderExcluir
  37. Puxa adorei seu blog tirou muitas duvidas que eu tinha sobre readaptado mas gostaria de saber o seguinte eu fui convocada para pericia de readapatação há um ano, o perito me deu mas nao saiu publicada ainda e continuei de licença pois tive varias internações, tenho crohn, agora minha ultima pericia foi negada, exatamente um anos depois, já estou preste a completar 4 anos de licença o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil:

      Quanto à licença negada = você precisa recorrer com urgência por causa do prazo legal para o recurso.
      Enquanto a readaptação não sai publicada permaneça de licença.
      Ligue para o DPME e para o DRHU para saber por que não saiu a publicação.
      Mas antes entre no site do Diário Oficial e digite seu nome. Vai que já foi publicado e não te avisaram...
      O site é esse aqui:
      www.imprensaoficial.com.br

      Muita calma e sucesso!

      Excluir
  38. Olá,fiquei três anos e nove meses em licença saúde,aguardando a readaptação ,quero saber se tenho direito as férias,referente aos meses de Janeiro em que estava de licença médica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você estava em licença médica nos meses de janeiro e quer saber se tem direito a receber os 30%?
      Se for isso eu não tenho essa informação. Aconselho a procurar o departamento pessoal da DE e o DRHU.

      Excluir
  39. Boa tarde,encontrei este excelente blog para poder me orientar, pois estou sem a quem me orientar. Estou readaptada desde abril do ano passado,optei pela jornada completa e a direção me estipulou um horário diário de 8horas, das 13:00 às 21:00 horas. Este ano a direção estipulo um novo horário:de 2ª a 6ª das 12h40min com intervalo de 20 minutos; e das 19h às 19h45". No dia em que me foi submetido a este horário, solicitei a verificação se não iria ter perda salarial, uma vez que eu tinha GTCN.A direçao foi brusca e me disse que era ela quem detrminava o horário.Infelizmente,fui verificar hoje no meu holerith o desconto de 177,00 referente ao gtcn de fevereiro. Por favor,me orientem vou mais de 200,00 por mes.Que devo fazer? Agradeço antecipamente a atenção dispensada. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o unico poderzinho que a diretora tem sobre o readaptado: determinar seu horário. No mais ela tem que obedecer ao rol de atividades e ponto.
      Ao tirar parte de seu horário da noite você perde parte do GTCN.
      Mesmo tendo o direito de mudar seu horário a direção não tem o direito de ser grossa! Se esse comportamento se repetir pode configurar assédio moral (leia mais sobre isso aqui no blog.)

      Excluir
  40. obrigada por me responder...já recorri e quanto a publicação sempre acompanho o D.O e não saiu nada mesmo.

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite, Estou de licença medica e vou fazer 2 cicurgias.
    O medica falou que vai me readaptar, vou fazer 24 anos de estado e já tenho idade para aposentar, se eu for readaptada vou ter que trabalhar mais 5 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tata:

      Existe uma discussão sobre o readaptado não fazer jus à aposentadoria especial de professor.
      Já li que tem gente que teve que entrar na justiça para ter seu direito garantido.
      Conselho: ligue para o DRHU e se informe à respeito.
      Porque se for pra trabalhar mais 5 anos compensa aposentar já.

      Excluir
  42. Olá!Estou radaptada desde 2006.Já fiz de tudo na escola,só que acordei pra realidade e comecei a procurar meus direitos.A direção não gostou.Agora estão me retalhando como "acham" que podem.A última foi sexta-feira,eu estava na sala dos professores salvando um trabalho de Arte pra professora(num Penn Drive),a diretora viu,saiu da sala e meia hora depois estava um aviso assim":Computador da sala dos professores é de uso exclusivo dos professores na ativa(em sala de aula)."Fiquei muito chateada,ela me trata como um lixo,só cumpro meu horário porque não me atribuem tarefas,não me sinto bem por isso.Moro no município de Cesário Lange e trabalho no município de Tatuí.Viajo todos os dias,minha carga horária era de 128 horas relógio,com o novo horário(hora aula),caiu pra 121 horas a cumprir na escola.Gostaria de saber se sou obrigada a cumprir este horário de segunda a sexta ou se posso cumprí-lo em três dias(7 horas por dia)?Se eu puder,como devo proceder?Porque já perguntei na escola e me disseram que não pode.Obrigada!]
    Elisete de Camargo.(PEB-I readaptada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisete:

      No seu rol de atividades deve constar que você tem como uma de suas tarefas auxiliar outros professores.
      Tire foto do aviso e protocole um ofício explicando o que você estava fazendo; alerte por escrito que isso configura assédio moral.
      Reclame também no ofício que você está ociosa porque não lhe mandam fazer nada - e peça para que lhe atribuam tarefas dentro do rol de atividades.
      Não resolveu = protocole ofício na DE. Não resolveu? Reclamação por email na Ouvidoria da Secretaria da Educação.

      Sim, você pode cumprir em 3 dias. Mas isso depende da diretora da escola, segundo a legislação.
      Nada impede que você mude de escola. Pra isso precisa ter a concordância da diretora da escola que você pretende ir e da sua atual escola.
      Saiba que assédio moral contra funcionário público é crime passível de punição e indenização. Veja mais aqui no blog.
      Brigue, mas por escrito (NUNCA DE BOCA!). Isso resolve.

      Excluir
  43. Sou professora readaptada há dois anos e desde que sai de sala faço as 40h fechada,pois quando estava em sala eu trabalhava as 32 aulas e tinha as outras de folga, gostaria de saber se readaptada tenho direito também a estes períodos
    de folga.

    ResponderExcluir
  44. Nice:

    Você está trabalhando de graça!
    À partir de janeiro nenhum professor faz mais do que 29,1 HORAS por semana (que é igual a 32 aulas na escola + 3 HTPC).
    Aqui no blog tem um artigo a esse respeito. Leia com carinho e depois exija seus direitos:

    http://professorreadaptado.blogspot.com.br/2012/01/nova-jornada-de-trabalho-no-estado-de.html?showComment=1336052232076#c4053849515685170905

    Copie o link inteiro acima + cole no seu navegador de internet + dê enter.

    Como você está trabalhando 10,9 horas a mais por semana a direção vai ter que compensar essas suas horas a mais.

    ResponderExcluir
  45. Posso perder minha lotação por ser readaptado?

    ResponderExcluir
  46. mila 02/06/2012
    sou profª readaptada desde 2006, fui locada na biblioteca da escola e lá permaneci lá por todos os 6 anos, por estar com problemas de saude tenho tirado muita licença, então colocam todo tipo de sucata na biblioteca, quando volto tenho que arrumar tudo de novo...a biblioteca não tem computador, sem lampada em uma parte dela e sem ventilação, tenho usado meu dinheiro pra comprar itnat pra minha impressora (de casa) comprado canet as , etc...ai ouço de alguém que eu tiro muita licença então querem colocar uma professora lá , mas dizem que ai eu volto a trabalhar e fica o dito pelo não dito...ai fui me cansando de pedir ..fora outras coisas, então comecei o trabalho novamente esse ano...apenas queria atrabalhar....e depois de ouvir isso tudo disse ao diretor que não iria mais ficar a frente da sala de leitura que eles deveriam então colocar a profª lá...o diretor disse ...tudo bem, então a partir de hoje esta proibida de entra na biblioteca....fiquei jogada na escola ( na geladeira mesmo) por 2 semanas, sem ter onde ficar ou o que fazer....tive uma inflamação dentária e entrei de licença.....a profª já está lá trabalhando , mas logo volto a trabalhar de novo...isso é falta de respeito, mas já tomei minhas providencias.só escrevo isso para uqe ninguém masi passe por isso pois diretor de escola naão é dono dela, isso é assedio moral, pedi por escrito e fundamentado a proibição e já estou no 4º requerimento...ele me enrola e não responde...cabe ai um mandado de segurança.....até qq hora

    ResponderExcluir
  47. Prazo para responder oficio = 2 dias uteis!
    Se o diretor não responde = oficio na D.E
    Se a DE não resolve = denuncia no site da SE
    Não compre mais nada com seu dinheiro. Isso é parte da escola.
    Denuncie o assedio moral por escrito. Estar na geladeira configura assedio moral.
    Voce tem um rol de atividades - exija que ele seja cumprido. No rol tem tudo que voce pode fazer (nada fora dele, ok).

    ResponderExcluir
  48. olá,sou readaptado,depois de muita briga,estou na biblioteca,ou seja,uma mini biblioteca que tive que montar,que na ocasião funciona com empréstimo de livros para alunos e professores,entram de 2 em 2 alunos,levo meu notebook ,e puxei um fio de internet,pois quero passar novidades,tais como projetos de vídeos e outras coisas,só que a diretora não quer deixar ligar a internet,estão me vigiando,me sinto perseguido,conversei com uma supervisora,ela disse que não têm problema ter internet na biblioteca.então o que faço ? devo tirar o fio,ou levar o caso para a leste ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve o caso para a DE!
      Aproveite para perguntar por escrito onde está o computador que o governador enviou em 2006 para as bibliotecas.

      Excluir
  49. quero puxar a internet para a biblioteca,a diretora não deixa ,pois poderia ajudar professores em inscrições,projetos etc...,não deixam eu usar a sala de computação,estão me perseguindo,eu e diretora já tivemos uma briga feia,pois queria que ficasse na secretaria e não fiquei.o que devo fazer quanto a internet ?obs não adianta fazer por escrito ela não responde nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim você não pode entrar na sala de computação? Você é professor e tem o direito!
      Entre com um ofício denunciando essa situação + perseguição e assédio moral + exigindo a resposta por escrito em 48 horas como manda a lei.
      Ela não responde? Faça um ofício para a DE reclamando da perseguição e que a diretora não responde aos seus ofícios.
      A DE não responde? Reclame da DE e da diretora na Ouvidora - que está no site da Secretaria da Educação.

      Excluir
  50. na biblioteca pode ter internet?pois a diretora se acha dona da escola e não deixa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O governador Alckmin mandou um computador para cada Biblioteca em 2006.
      Nada impede a Biblioteca de ter um computador com internet. Aliás isso é ótimo para as pesquisas, já que hoje em dia é impossível se ter todos os livros e assuntos da atualidade numa biblioteca.
      Recomendo pedir por ofício e protocolar em 2 vias. A direção tem 48 horas para responder por escrito. Peça para ela que caso a resposta seja negativa você quer a justificativa disso.

      Excluir
  51. Sou professora da rede estadual do Rio de Janeiro há dezoito anos. Até o ano passado estava em desvio de função sou docente II), dando aula para o segundo segmento do ensino fundamental e para o ensino médio (possuo habilitação e sou enquadrada). No ano passado fiquei readaptada por causa de um problema de saúde e passei a trabalhar em outra função.
    Gostaria de saber se vou ter direito à aposentadoria especial (25 anos) ou se vou ter que trabalhar mais cinco anos, por causa dessa readaptação.
    Desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia:

      No Estado de SP há muita controvérsia sobre isso. Uns dizem que sim e outros que não.
      No Rio não tenho informação. Peço a professores do Rio que possam nos ajudar que respondam a pergunta para podermos repartir com todos.

      Excluir
  52. Olá estou desesperada, sou Prof. Readaptada há 4 anos em licença saúde 2 anos não consecutivos, fiz a pericia para continuar readaptada que foi favorável dizendo retorno as atividades de acordo com o Rol de Atividades, tinha agendado uma perícia há alguns meses atrás antes dessa convocação de licença saúde na qual foi favorável, no fina do ano passado não tinham peritos e estava de licença médica, a escola me ligou dizendo para levar o Laudo que enviariam através dele para perícia, não precisaria ir, a publicação realmente saiu favorável por 60 dias, sendo que, o período ultrapassou os 60 dias por que não tinha perito para avaliar, resumindo estou descoberta 26 dias, secretário me informou que como entrei com recurso e reconsideração foi negada ambas terão que descontar esses dias e o pior poderei perder o cargo, não sou concursada o que faço a Apeoesp não nos ajuda, nos ignora, e ainda na minha região pediram para eu ir na Apeoesp onde é a Sede da Escola que fica em outra cidade! Não sei o que faço já pensei em abandonar tudo, tomo tantos remédios é meu médico já disse minha doença se chama Estado fico com crises nervosas, ou seja o próprio perito disse que se tivesse idade me aposentava.O que podem me auxiliar por favor, fico no aguardo onde recorrer com advogado particular ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a ligar para o DRHU com urgência.
      Tudo que é misterioso na escola e na DE o DRHU resolve.
      Ligue para eles e explique a situação com calma. Eles são nossos aliados, ok?

      Excluir
  53. BOM DIA, SOU PROFESSORA READAPTADA E GOSTARIA DE MUDAR DE ESCOLA,A ESCOLA QUE EU PRETENDO IR TEM O ADICIONAL DE LOCAL DE EXERCICIO E A ESCOLA QUE EU TRABALHO NÃO TEM ,SERÁ QUE COM A MUDANÇA EU PASSO A RECEBER O ALE?JÁ PERGUNTEI PARA A GERENTE E ELA NÃO SOUBE ME RESPONDER,ALGUEM AQUI SABERIA?AGUARDO RESPOSTA ANSIOSAMENTE.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que se a nova escola tem o ALE você também o receberá.

      Excluir
  54. Fiz um procediemtno na coluna lombar em outubro,em maio voltei da licença.Durante o recesso meu problema se agravou e tivbe que realizar uma infiltração.Vivo utilizando medicamentos fortes(tramal -4 X ao dia) entre outro.Esses medicamentos desenvolveram uma hérnia de hiato e uma gastrite.Gostaria de saber como é o processo de readaptação e se tenho direito a ela...

    ResponderExcluir
  55. Aline:

    Pelo que eu já vi gastrite não daria readaptação. Mas a hérnia sim.
    Para ser readaptada primeiro é preciso que o seu problema a impeça de lecionar e seja crônico.
    Depois disso você precisa estar em licença médica por um bom tempo.
    Sua diretora pode pedir sua readaptação, o DPME também pode pedir e você mesma pode pedir.
    Muna-se de todos os exames e de um relatório médico completo para quando a perícia para readaptação for marcada. Você passará por 3 médicos e os 3 tem que concordar com isso.
    Por hora, caso seu problema a impeça de lecionar, é hora de sair de licença.
    Lembre-se que a readpatação demora a sair.

    ResponderExcluir
  56. Como faço para pedir a prorrogação da readaptação? obrigada

    ResponderExcluir
  57. Fiquei sabendo hoje, através do supervisor da escola, que a aposentadoria para quem é readaptado voltou a ser de 30 anos de exercício. Você saberia me informar mais a respeito disso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que tenho é outra. Veja nesse post do blog:

      http://professorreadaptado.blogspot.com.br/2012/08/aposentadoria-para-professor-readaptado.html?showComment=1345890864469#c9021923111554518067

      Seria interessante você conversar com seu supervisor novamente. Pegue com ele a lei/resolução ou o que quer que seja que fundamenta o que ele está dizendo e coloque aqui no blog, ok?

      Excluir
    2. Ola Professor Readaptado ! Vc não administra mais esse site ???

      Excluir
  58. Bom dia! Estou readaptada desde 1998, não é definitiva. Fiquei sabendo que o Estado fará novas perícias e quem não voltar para sala de aula, será feita a aposentadoria. Eu não quero me aposentar ainda e também não posso voltar para a sala de aula. Essa informações de novas perícias procede? estou sabendo que as pericias começarão agora em outubro. Se eu passar para Vice-diretor, preciso cessar minha readptação? Aguardo retorno. Obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Olá!
    Sou professora da rede municipal de um pequenino município do RS. Na busca de orientações para readaptação, encontrei esse Blog, com o qual gostaria muito de compartilhar minha situação: Por vários problemas provocados por uma doença degenerativa e, consequentemente depressão, estando em benefício previdenciário, acabei na reabilitação profissional do INSS em Santa Maria, RS. Resumindo, dentro de 5 meses de tentativa de reabilitação fui conduzida ao cargo de Auxiliar Administrativo, sem perdas salariais, mas como minha efetividade é de 20h/semanais, terei de trabalhar 40h/semanais pelo mesmo vencimento. Só fui informada que preciso trabalhar o dobro do tempo pelo mesmo preço, na prefeitura, após ter assinado e recebido o certificado de reabilitada emitido pelo INSS em concordância com a prefeitura. Por favor, preciso de ajuda!!! bolzan.marilde@gmail.com
    Desde já agradeço pela resposta!!!
    Blog: profemarildeblogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Tenho diversas dúvidas, talvez você possa me ajudar.
    Estou em Licença saúde, e minha readaptação foi publicada agora dia 07/12( readaptação favorável á partir de 08/12/12...por 730 dias). Liguei para o secretário da escola que disse que eu tenho que aguardar o Rol de atividades.
    Como ainda não publicaram minha última licença, entendo que devo aguardar em casa a publicação da mesma.
    E também é férias!
    Minhas dúvidas:
    1- Continuo aguardando até publicarem o rol de atividades? conforme o secretário informou.
    2- E como fica a atribuição de aulas? Não preciso pegar aulas?

    ResponderExcluir
  61. Agora tenho outra questão que está me tirando o sono.
    No ano passado, na atribuição de aulas, peguei 32 aulas. No entanto o secretário da escola disse que ão tenho direito a receber por 200 horas mensais. POr causa do ano retrasado que escolhi 30 aulas.
    Como estou em licença saúde desde 2009. a minha última jornada era de 190 horas aula.
    Mas a carga horária dos professores mudou em 2012, porque não posso entrar nessa nova lei?
    Já me informei na APEOESP e me deram a mesma resposta.( no começo do ano, quando a lei era novidade)De que eu deveria entrar em sala de aula para "assumir" o cargo, embora tenha ido na reunião pedagógica do inicio do ano.Não vale como posse?

    Enfim, fiz perícia em junho e até hoje não foi publicada, não tive chance de assumir o cargo, e minha readaptação foi publicada antes de eu entrar em sala.
    Ou seja, vou ter que optar pela jornada de 190 horas.Ou terei direito a 200 horas já que foi a carga que eu peguei em 2012?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento da sua readaptação você pode escolher: ser readaptada pelas aulas que tinha no dia da readaptação ou pela média dos últimos 5 anos.
      Você cumprirá horário à partir do primeiro dia letivo junto com seus pares. O rol demora a vir e você cumpre horário enquanto isso. Não vá fazer nada que não seja absolutamente da esfera pedagógica, ok?
      Já que a sua readaptação saiu você vai até a atribuição mas não pega nada - só assina que foi.
      Agora uma aula não é mais uma hora. Não entendi a questão das 190 aulas...

      Excluir
    2. Olá, Professor readaptado. A minha dúvida é semelhante a da Janice. Minha readaptação saiu em dezembro de 2011 e na época eu tinha 32 aulas, mas precisava pegar 33 para receber por 40 aulas.
      A partir de 2012, a jornada completa passou de 33 para 32 aulas, ou seja, para receber por todas as aulas era preciso ter 32 aulas.
      Só que eu não recebo por todas as aulas, mesmo tendo 32 aulas, justamente porque poucos dias depois da minha readaptação mudou a lei e eu precisaria ter 33 para receber por todas. Enfim, até hoje não houve solução, sendo que trabalho 32 aulas semanais e recebo como se tivesse menos, só por causa de 1 aula que não tinha antes da readaptação. Não sei se ficou claro. Recebo por 190, por trabalhar por 32 horas, quando deveria receber por 200, só porque na época em que me readaptei não tinha as 33 aulas.
      Obrigada!

      Excluir
  62. É que eu estou em licença sáude, e não assumi minha nova jornada, não entrei em sala de aula para assumir o cargo, peguei no início do ano 32 aulas, que seriam 200 horas. Fiquei com a carga do ano retrasado que era de 30 aulas, ou seja 190 horas. O que gostaria de saber é se para assumir o cargo tem que entrar em sala de aula, ou basta ter ido na reunião pedagógica do inicio do ano?Isso conta como posse do cargo?

    ResponderExcluir
  63. Mas obrigada pela resposta. Por enquanto eu nem quero saber de começar nada, nem vou trabalhar. Minha licença saúde não publicou ainda! Vou esperar

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde Professor,

    Gostaria que vc pudesse me esclarecer quais são as mudanças nas perícias médicas pra este ano de 2013. Sei q saiu uma resolução prevendo algumas alterações, mas na prática, confesso q não entendi como vai ficar realmente.
    Estou readaptada.
    Se vc puder postar essa legislação e esclarecer os pontos de mudanças pra gente. Vai ajudar mto.
    Att.;
    Deyse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog publicamos a decisão que saiu no ano passado.
      Entendi que se fará uma terceirização da perícia médica, saindo do DPME para clínicas particulares.
      Mas por hora ainda não vi mais informações à respeito. Quem souber de mais alguma coisa favor postar aqui no blog.

      Excluir
  65. Boa tarde caros colegas.

    Estou recém-readaptada e ainda não recebi o rol de atribuições.
    Liguei para o DRHU pois na escola já estão inventando um monte de seviços pra eu fazer e a resposta foi: aguarde o Rol de Atividades, ou fale para sua diretora verificar o rol de outro professor readaptado. Estou super estressada porque a direção da escola não quer acatar esse procedimento.
    -> Será que algum colega poderia postar um rol de atividades como exemplo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha em mente que o professor é readaptado para fazer trabalhos pedagógicos. Você não deixa de ser professora - apenas não está mais em sala de aula.
      Não sei quantos tipos de rols existem - mas sugiro você colocar a solicitação por escrito.
      Faça um ofício em 2 vias e protocole na escola. Diga que seguindo a orientação do DRHU, etc, etc, e que espera resposta.

      Excluir
  66. saiu alguma coisa oficial sobre o professor readaptado ter que fazer HPTC ?pois a secretária da minha escola disse que agora é obrigado,segundo a diretoria de ensino.isso é verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma dúvida. No meu caso o horário do HTPC coincide com o meu horário, não sei como fica a situação, se tenho que cumprir horário a mais e distribuí-lo durante a semana ou se tenho que comparecer no HTPC noturno o que ficaria muito difícil pra mim pois tomo medicamentos no final da tarde que me deixam nocauteada a noite.

      Excluir
    2. O professor readaptado é um professor que está fora de sala de aula. A diferença é só essa.
      No mais ele cumpre sua jornada - o que inclui sim o HTPC.
      Dependendo do projeto pedagógico da escola o readaptado pode estar na reunião do HTPC - ou cumprir esse horário prestando os serviços para os quais ele foi designado.
      No caso da Hillary: o melhor seria você cumprir o HTPC no horário normal e distribuir essas aulas durante a semana para não atrapalhar sua medicação.

      Excluir
  67. Olá,saiu dia 22 de fevereiro de 2013,caderno 2,página 3,que os professores readaptados vão ter que fazer tratamento ( obrigatório ) e reabilitação no HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual ),alguém leu o assunto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 24/2/13 postei aqui no blog a resolução completa:
      http://professorreadaptado.blogspot.com.br/2013/02/recuperacao-e-reabilitacao-laborativa.html

      Excluir
    2. Quando se trata de Estado é preciso ter calma.
      Antes de mais nada vamos ler e reler a resolução.
      No artigo 4º, parágrafo 1º, diz que a CAAS vai encaminhar os readaptados para o IAMSPE para que faça o tratamento de reabilitação.
      A gente tem o costume de pensar só nos professores readaptados. Porém a resolução é para todos os servidores.
      Há casos e casos de readaptação. Nem todos os casos são passíveis de tratamento de reabilitação. No caso dos professores a situação é ainda mais peculiar.
      Então vamos aguardar e ver o que a CAAS decidirá caso a caso.

      Excluir
  68. No diário oficial,dia 22/02/2013,caderno 2,página 3

    ResponderExcluir
  69. Olá , sou professora readaptada e estou na biblioteca, de uns dias pra cá a secretária da minha escola, juntamente com a inspetora estão mandando para a biblioteca muitos alunos que ficam para fora da sala de aula, por "n" motivos e querem que eu elabore atividades e fique com esses alunos. Acontece que a biblioteca da minha escola é muito pequena e esse procedimento não está no meu rol, e tb está atrapalhando o andamento e a retirada de livros das turmas, como devo proceder ?

    ResponderExcluir
  70. Certo: então a inspetora espertamente se livra desses alunos e manda pra você...
    Você pode colaborar na aplicação de atividades - mas os professores é que elaboram as atividades. No máximo você pode colaborar na elaboração das atividades - mas não fazer tudo sozinha. E tudo isso respeitando a sua habilitação (não vá querer dar atividades de matemática se você é de filosofia).
    As irregularidades estão claras:
    - não é pra aluno ficar fora de sala de aula
    - não está no seu rol de atividades
    Aconselho a conversar com a direção sobre isso expondo os problemas (tamanho da biblioteca, prejuízo às atividades normais, etc); não esqueça de dizer que NÃO ESTÁ NO SEU ROL.

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pelo Blog.
    Eu fui readaptada em dezembro de 2012, tenho problema de depressão, sindrome do pânico, e a minha pressão se altera quando passo nervoso (ela pode subir demais ou baixar demais), não recebi meu rol de atividades ainda, a diretora me colocou para alfabetizar 2 alunos que estão no 6ºano, sou PEBII formada em Arte, tenho uma jornada de 40 horas semanais, o que eu gostaria de saber é:
    1- Posso me negar a trabalhar com esses alunos, tendo em vista que aleguei não ter condições psicologicas para lidar com alunos?
    2-Sou obrigada a cumprir o ATPC junto com os professores, no caso a minha escola oferece 2 horas na terça do 12:30 as 14:10 e as quintas das 18:00 ás 19:40 eu não teria como cumprir pelo menos 1 hora dependendo do horario q teria que cumprir, no caso cumpro essas horas no perído da manhã e parte da tarde, devido o problema da pressão arterial, o calor faz com que ela suba mais frequentemente. E também pelo fato de que para ir a escola tenho que dirigir 35 minutos em pista e não tem muitas opções de horario de onibus, ou seja, não tem como ir cumprir meu horario voltar para casa e depois voltar a escola novamente.
    3- Como posso tirar uma licença se precisar antes do rol chegar?

    ResponderExcluir
  72. O rol de atividades regula sua vida na escola.
    Você só pode fazer o que está nele - e nada a mais que isso.
    Como você não tem rol de atividade ainda = não tem como saber o que vai fazer.
    Lógico que pelo seu problema você JAMAIS poderia estar trabalhando com alunos.
    Na verdade por ter síndrome do pânico você deveria estar em licença. E a diretora estar lhe obrigando a trabalhar com alunos é mais do que motivo pra você sair de licença até que o rol chegue (o que vai demorar uns meses).
    Se quando o rol chegar ele vier errado - com atividades com alunos que você não pode cumprir - faça um ofício para a diretora pedindo para ela solicitar no CAAS a revisão do rol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás se você é formada em Arte como vai alfabetizar alguém?
      Isso é coisa de PEB I!!!!
      O problema é que tem muita diretora por aí achando que readaptado é pra encarar todos os pepinos que aparecerem, que ninguém quer fazer.
      Faça um ofício em 2 vias explicando que seu rol ainda não chegou, que você foi readaptada por problemas psicológicos e por não poder lidar com alunos, e pedindo que ela entre em contato com a CAAS pedindo seu rol em caráter de urgência.

      Excluir
    2. Sim: você é obrigada a cumprir os ATPCs se a sua diretora quiser.
      Mas por tudo que você está escrevendo = você não tem condições de estar na escola. Você ainda está doente! E ficar na escola só vai piorar sua vida.
      Tire uma licença:

      - Vá ao seu médico e peça à ele um atestado e um relatório segundo o Anexo I.Pegue o modelo do Anexo I aqui:
      http://professorreadaptado.blogspot.com.br/2013/02/recuperacao-e-reabilitacao-laborativa.html

      - Depois entre na sua escola com o pedido de licença. Entre também com um ofício informando à diretora que você está em licença à partir do dia tal e por tantos dias; peça também uma cópia do rol de atividades assinado, datado e carimbado por ela - e se não tiver o rol que ela expeça uma ofício ao DPME explicando que seu rol não chegou ainda. Peça também um ofício dela dizendo que atividades você está fazendo no momento (esse ofício teoricamente caiu com a Resolução SGP 04, de 21-02-2013. Mas se você conseguir é melhor levar documentos a mais que a menos).

      Excluir
  73. Ola bom dia gostaria de saber a respeito dessa lei para professores readaptados, ela serve para funcionários municipais tb, ou so estadual?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o funcionário não pode mais desempenhar suas funções ou ele é aposentado ou readaptado. Pode ser que na prefeitura tenha outro nome - mas funciona parecido com a readaptação.

      Excluir
  74. Estou indignada, passada, postei isso no meu Face há minutos, alguém pode me responder se essa situação configura 'outro' assédio moral??

    Como se não bastasse a violência moral que a gente sofre na sala de aula, o afastamento, os peritos achando que a gente quer é dar cano no trabalho, espera de consulta com psiquiatra, preço de medicamento e etc, agora meu sobrenome mudou:
    não sou mais Rose Moraes, agora é assim: "atende aí que é telefone pra você, é a Rose readaptada". Grosseria do cassete viu ...

    ResponderExcluir
  75. Carga inicial , ganhando por 24 aulas no holerite. Quantas aulas de 50 minutos devo cumprir na escola , incluindo o htp?

    ResponderExcluir
  76. Oi, gostaria de saber se sendo readapta em uma escola do interior, e se houver vaga em uma escola de Osasco, se posso ir para lá, sendo que sou efetiva onde estou.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite,sou readaptada em uma biblioteca, e a escola diz que temos que cumprir HTPC, junto com os professores.Já sou readaptada a 8 anos e as horas do Htpc, foram acopladas no horario da biblioteca, porque querem mudar?
    Não tenho nada a fazer no HTPC, pois, não estou em sala de aula.Os assuntos são cadernetas, alunos, notas, sala de aula,etc, que não fazem parte mais do meu dia adia.
    Como podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde,professor readaptado pode fazer greve e depois repor junto com os outros professores ?

    ResponderExcluir
  79. Professor Readaptado pode dar falta/aula?

    ResponderExcluir
  80. Sou professor de uma rede municipal, no interior do estado de São Paulo.
    Há três anos venho tirando licenças médicas por depressão, síndrome do pânico e ansiedade, mas sempre tentando retornar à sala de aula.
    Mas apenas o tratamento com remédios e ficando em casa, não está dando resultados.
    Este ano de 2013 não estou mais conseguindo ir dar aulas.
    Pedi a minha psiquiatra me encaminhar para readaptação, mas ela disse que tenho que tirar um período de licenças grande para poder requerer. Ela pediu 60 dias de afastamento e a perícia médica do município me deu 18. Retornei à minha psiquiatra e ela pediu mais 60; me deram 07. Por último, ela me pediu 30 e me deram 03.
    Na perícia me disseram que, por estar afastado há mais de um mês, já era para estar bom. Mas não estou!
    Todos os professores da rede estão passando por isso. O novo prefeito não quer ver professor fora da sala de aula e orientou os peritos médicos (um pediatra e uma clínica geral) à darem alta aos professores.
    Gostaria de ser readaptado por um tempo para que pudesse aliar o tratamento com remédios com um trabalho que não fosse com alunos.
    O que posso fazer? Já levei 03 faltas neste mês e não sei se conseguirei voltar pra escola...
    Alguém pode me dar uma ajuda, por favor!

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Boa Noite!
    Sou professora readaptada há 10 anos estava afastada aguardando minha aposentadoria pois minha liquidação foi publicada em DO a quase um ano , recebi meu abono de permanência e no dia 31/04/2013 fui chamada p/ voltar para escola minha vida virou de cabeça p/ baixo, fiquei doente e estou sem condições de trabalhar qdo me chamaram de volta disseram q/ eu podia entrar de licença médica ou procurar o advogado da APEOESP, fui procurá-lo mas não senti firmeza, minha DE colocou medo em mim dizendo se eu entrar c/ advogado eu posso perder e voltar na estaca zero, estou sem saber o q/ fazer e como lidar c/ essa situação pois já tenho tempo e idade p/ me aposentar.
    Sem mais agradeço e aguardando respostas.
    OBS: conta do goolge do meu filho.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite!
    Estou em duvida quanto a aposentadoria.
    Sou readaptada a 8 anos, tenho 7 anos recolhidos do INSS,e 19 anos de professora no Estado.
    Então, conto que tenho de25 a 26 anos no total faltando aproximadamente 5 anos para me aposentar,estou com 56 anos de idade,mas ocorre que estão dizendo que tenho que trabalhar os anos que tirei licença para me readaptar e outras licenças tambem.
    Por favor, alguem pode me informar quanto a isso?
    Se isso for verdade tenho que trabalhar mais uns 9 anos?
    Isso é real?
    Alguem pode me passar a legislação que fala sobre isso?
    Agradecida.

    ResponderExcluir
  84. Boa Tarde,
    Tenho uma viagem marcada para Julho, mas por problemas bastante sérios de saúde de um familiar, não poderei realizar a viagem nessa data.
    Teria como trocar as férias de julho para o mês de outubro, fazendo um acordo interno com a direção, desde que a escola não venha a ter problemas legais?

    Obrigada pela atenção!


    Adorei a ideia de termos um blog tão esclarecedor.

    ResponderExcluir
  85. Por dez anos permaneço readaptada sem ter sido convocada para perícia no DPME. Hoje a secretária da minha escola me informou que serei avaliada em 26/12/2013 em São Paulo. Alguém sabe como devo proceder. estou ansiosa e com medo de ser considerada apta para dar aulas novamente, o que sei que não estou. Alguém já foi nesse tipo de perícia após a nova lei que saiu este ano???? Poderiam me dar o depoimento. Desde já agradeço. Mantenho tratamento desde a readaptação, tomo medicamentos regularmente e meu quadro é estável. Tenho depressão... muita dificuldade de interação social. Agora que sinto estar me adaptando vem esta convocação. Sinto que acabou o meu sossego. Moro no interior e sinto calafrios em pensar de viajar até São Paulo.
    Agradeço quaisquer comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola colega? como foi sua perícia?? continua readaptada ??

      Excluir
  86. Olá meu nome é Gisele e estou readaptada desde dezembro de 2011. Como devo proceder para prorrogar minha readaptação visto que meus problemas de saúde se agravaram? Que documentação tenho que levar ao DPME?Obrigada

    ResponderExcluir
  87. O que aconteceu,não está tendo mais respostas ?

    ResponderExcluir
  88. Ninguem responde mais?????
    O que houve??????

    ResponderExcluir
  89. Bom dia, hoje dia 26/01/14 achei esse blog e me parece muito útil para nós professores readaptados, ainda está funcionando? esse blog está ativado?, pois tenho muitas duvidas, sou readaptada e estou perdida. Achei muito interessante, por favor continue conosco, precisamos de ajuda.
    grata.
    Assunta Tancredi

    ResponderExcluir
  90. Sou readaptada, no entanto, n o município (Estatutária) mudaram meu holerite para escriturária e perdi todos os direitos de professora. Isso é legal?
    No outro, CLT, fui readaptada através do INSS e retornei ao trabalho, depois de um ano me mandaram embora, sem justa causa e fazendo tratamento psiquiátrico. Como pode??? Quais direitos tenho em cada um. A legislação é diferente para o funcionário estadual, municipal e particular?
    Quais leis posso buscar para exigir meus direitos... Obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Olá, sou professora readaptada a 06 meses e gostaria de saber se o readaptado deve cumprir os dias letivos que constam no calendário incluindo os sábados.No caso de ter 32 aulas Ensino Médio atribuidas , quantas horas o professor deve cumprir na U.E?

    ResponderExcluir
  92. Boa noite. Fui readaptada recentemente, a princípio por 6 meses.Gostaria de saber se a diretora pode devolver o readaptado à secretaria de educação alegando falta de vagas na escola? Trabalho na mesma escola há 12 anos e sempre procurei ser uma professora exemplar. Existe algo na legislação que me proteja? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  93. Olá, sou readaptado desde 2005, gostaria de saber se cumpro hora relógio (60 minutos) ou hora aula (50 minutos),pois na minha DE a supervisora disse que é hora relógio com base na Resolução SE Nº 23 DE 20/04/2011, isto está correto? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  94. Olá ! Essa questão de hora-aula e hora-relógio é muito polêmica.
    Eu tenho dúvidas sobre meu horário.
    Por favor, sem querer abusar da sua boa vontade, e sim movida pela dúvida, de acordo com a lei da qual você está por dentro, poderia me dizer quantas horas deve trabalhar por semana?
    Minha carga está assim na Prodesp:
    Opção 1 - pela carga vigente no momento
    Jornada: 120
    Média Mensal: 105 (carga suplementar)
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  95. Oi, Quando se passa para professor readaptado , tem que esperar um ano para poder tirar ferias? tem direito a ferias e ao recesso ? tem alguma lei que eu possa verificar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor readaptado ,goza de férias junto com todo o grupo de professores,tem os mesmos direitos,não precisa esperar um ano,exemplo : se retornou como professor readaptado em Maio de 2014,então em junho já goza de férias e recesso,junto com o grupo de professores.

      Excluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite.
    Sou PEB II readaptada, minha sede é na Diretoria de Marília, mas como resido a cerca de 160Km de Marília optei pela sede de exercício na minha cidade que pertence a ide Adamantina. Minha readaptação é por Síndrome de Panico, cumpri os dois primeiros anos de readaptada e em novembro do ano passado (2013) passei por uma nova pericia para prorrogação da readaptação , onde recebi o parecer favorável da perita que me atendeu na diretoria de Marília, entretanto até o momento não foi publicada essa prorrogação no Diário Oficial , ontem recebi uma convocação de outra pericia que acontecerá na cidade de Santo Andre, a secretaria da minha escola de cargo me informou que nessa pericia minha readaptação pode ser cortada e o medico pode me mandar voltar pra sala de aula, entretanto meu medico já me disse que não tenho condições de voltar pra sala de aula. se isso acontecer o que devo fazer? O medico pode mesmo cortar minha readaptação? estou apavorada. Não tenho como voltar pra sala de aula, muito menos assumir na cidade de meu cargo efetivo, não possuo familiares, ninguém que possa me acompanhar e não posso ficar sozinha, pois mesmo em tratamento desde 2010 ainda apresento crises de panico, em menor quantidade desde que me readaptei, mas não deixei de te-las. Alguém me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  98. Bom dia. Sou funcionaria publica estadual do regime CLT, estou em readaptação a 2 meses, por adquirir hérnia de disco, a 1 mês atrás meu medico de dor deu uma licença de 15 dias para tratamento de dor, meu vale alimentação foi descontado os 15 dias, isso é permitido, ou não, sendo o mesmo CID do acidente de trabalho. Sendo que durante a licença saúde que o perito deu o acidente de trabalho não foi descontado.

    ResponderExcluir
  99. se a readaptação cessar cabe recurso?
    preciso da resposta urgente pois isso aconteceu.

    ResponderExcluir
  100. minha readaptação foi cessada dia 30-12-2014 ou melhor publicada DO
    não achei nada como recorrer desta decisão do medico

    ResponderExcluir
  101. Socorro!!!!!!!!!!!! Saiu minha readaptação, sou municipalizada, teria que voltar pra minha sede que é na capital e sou do litoral, sem contar que quando passei pela junta médica minha situação de saúde era uma, hoje ela se agravou principalmente a parte óssea; não consigo andar, sentar,e levantar direito além de dores constantes e intensas, vivo à base de medicamentos que me deixam sonolenta. Posso continuar de licença saúde ou terei que voltar????

    ResponderExcluir
  102. Mônica Gomes
    Socorro!!!!!!!!!!!! Saiu minha readaptação, sou municipalizada, teria que voltar pra minha sede que é na capital e sou do litoral, sem contar que quando passei pela junta médica minha situação de saúde era uma, hoje ela se agravou principalmente a parte óssea; não consigo andar, sentar,e levantar direito além de dores constantes e intensas, vivo à base de medicamentos que me deixam sonolenta. Posso continuar de licença saúde ou terei que voltar????

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. BOA NOITE! SOU READAPTADA POR TER TIDO UMAS ALUCINAÇÕES POR UM DIA E FUI READAPTADA A DOIS ANOS , E AGORA FEZ UM CONCURSO PRA INSPETOR ESCOLAR, E PASSEI VOU PODER ASSUMIR ESSE CARGA? AGUARDO SUA RESPOSTA URGENTE

    ResponderExcluir
  106. BOA NOITE! SOU PROFESSORA READAPTADA POR TER TIDO UMAS ALUCINAÇÕES POR UM DIA E FUI READAPTADA A DOIS ANOS , E AGORA FEZ UM CONCURSO PRA INSPETOR ESCOLAR, E PASSEI VOU PODER ASSUMIR ESSE CARGA? AGUARDO SUA RESPOSTA URGENTE

    ResponderExcluir
  107. BOA NOITE! SOU PROFESSORA READAPTADA POR TER TIDO UMAS ALUCINAÇÕES POR UM DIA E FUI READAPTADA A DOIS ANOS , E AGORA FEZ UM CONCURSO PRA INSPETOR ESCOLAR, E PASSEI VOU PODER ASSUMIR ESSE CARGA? AGUARDO SUA RESPOSTA URGENTE

    ResponderExcluir
  108. BOA NOITE! SOU READAPTADA POR TER TIDO UMAS ALUCINAÇÕES POR UM DIA E FUI READAPTADA A DOIS ANOS , E AGORA FEZ UM CONCURSO PRA INSPETOR ESCOLAR, E PASSEI VOU PODER ASSUMIR ESSE CARGA? AGUARDO SUA RESPOSTA URGENTE

    ResponderExcluir
  109. Gostaria de saber se , dentro do rol de atividades oficiais, um Professor readaptado pode trabalhar na empresa privada?

    ResponderExcluir
  110. Gostaria de saber se , dentro do rol de atividades oficiais, um Professor readaptado pode trabalhar na empresa privada?

    ResponderExcluir
  111. No estado do RJ também tem esse Rol de Atividades?
    O professor readaptado do Estado do RJ, Faz qual carga horária, a mesma de professor ou hora relógio?

    ResponderExcluir
  112. Bom dia. Gostaria de participar dos fóruns desse blog e gostaria de saber se o professor readaptado já tem direito a aposentadoria especial. Aguardo comentários.

    nascimentovalnei@hotmail.com

    Whats App: 12981539748

    ResponderExcluir
  113. É legal para o professor readaptado dar aulas particulares eventuais? Isso não quer dizer que ele esteja apto a voltar para a sala de aula, mas ainda consegue dar algumas aulinhas mais "informais". É possível? É crime? O professor seria obrigado a voltar a dar aulas normalmente?

    ResponderExcluir
  114. a carga horaria do professor readaptado é a mesma de professor?

    ResponderExcluir
  115. ola sou reabilitada porem estou preocupada pois fui lotada na biblioteca . meus colegas falam que e melhor ficar lotado na escola ou seja na sala de leitura para nao perder o direito de se aposenta dentro dos sesenta . oque que devo fazer? pedir minha relocaçao para sala de leitura da escola.

    ResponderExcluir
  116. por favor devo ir o inss? reticar minha locaçao pois esta com apenas 12 dias.

    ResponderExcluir
  117. Boa noite
    sou professora designada do estado,tenho 17 anos sala de aula,hj estou afastada devido uma cirugia nas pregas vocais e quando retornei ao trabalho voltram se mais nodulos.Ai cai no inss,hj fui na pericia serei em caminhada para reabilitaçao.Gostaria de saber como fica minha situaçao se volto para escola?Se voltarei receber meu salario de professora ou continuarei recebendo pelo inss 1,009.Por favor me oriente ,eles nao repondem nada para nos.Infelizmente nao posso mais lecionar.

    ResponderExcluir
  118. Boa tarde,sou PEB I, na prefeitura de Valinhos.
    Estou com exames em mãos que levarei em breve ao meu medico.Eles relatam Ruptura do epicôndilo, bursite e tendinopatia.Vou pedir para que ele me afaste da sala de aula, haja visto que as dores por escrever na lousa são insuportáveis.
    Gostaria de saber quais são os passos para se chegar a uma readaptação.
    Tenho que tirar licença antes?
    Levo essa carta do médico direto ao perito da prefeitura, sem passar por licença?
    Outra coisa, posso pegar reforço escolar (sem uso da lousa) no período contrário- carga suplementar? Ou tenho que trabalhar apenas no meu período? ( Manhã)
    Abraços

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde. Estou com uma duvida. Caso o professor ou outro funcionário readaptado faça outro concurso para outro cargo ele toma posse normalmente ou é impedido por causa readaptação? E o funcionário readaptado pode sair da readaptação se ele provar por exames que não sente mais nada?

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde!
    Com estas novas Resoluções, SE 74 de 27/12 2017, e SE 09, 31/01/2018, o professor readaptado pode tirar Licença Saúde, pelo mesmo motivo de sua Readaptação, ou seja com o mesmo CID?

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde. Gostaria de saber se professor readaptação tem direito a cumprir hora-atividade?
    Li nós comentário acima sobre rol de atividades. Não recebi quando fui readaptação. Gostaria de saber mais sobre esse rol de atividades.

    ResponderExcluir
  122. Boa noite..tenho algumas dúvidas mas não estou vendo mais respostas..o que houve??

    ResponderExcluir
  123. Gostaria de saber se CEI CONVENIADA COM a prefeitura, é obrigada a aceitar o laudo do psiquiatra onde é feito o pedido de readaptação? Quais o direito da professora caso a escola não queira?.

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde.Sou professor readaptado do Estado do Rio de Janeiro e minha carga horária de ingresso é de 16 horas semanais e a minha Coordenadoria Noroeste fluminense , me colocou em função extra-classe de auxiliar de secretaria e me exigindo que eu cumpra 25 horas semanais.Posso ser prejudicado com elevação de carga horária por estar readaptado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua carga horária é 16h!! Você permanece com os mesmos direitos e deveres do professor regente. É Lei!!

      Excluir
  126. Sua carga horária é 16h!! Você permanece com os mesmos direitos e deveres do professor regente. É Lei!!

    ResponderExcluir
  127. Olá,sou professora readaptada(7 anos)rede municipal há 26 anos e com 52 anos.
    Gostaria de saber se tenho fidirei a aposentadoria especial
    Grata.

    ResponderExcluir
  128. Olá
    Gostaria de saber se tenho direito a especial,por ser readaptada há 7 anos.
    Estou na rede municipal,há 26 anos e com 52 anos.
    Cumprindo carga horária de 30 HS/ semanais e sem recesso TB
    Aguardando retorno..
    Grata Eliana

    ResponderExcluir
  129. Professora readaptada pode exercer função de orientador de alunos

    ResponderExcluir
  130. e ai onde conseguimos um manual de orientação dos trabalhos que os professores readaptados podem fazer ?

    ResponderExcluir

Os comentários passarão pela moderação antes de serem publicados.