quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Professor Readaptado

O professor readaptado é um professor que não pode mais lecionar.
Ele (ou ela) tem um problema médico que o impede de dar aulas.
Pode ser um problema psicológico (síndrome do pânico, por exemplo) ou um problema motor (tendinite, desgaste nos joelhos, braço imobilizado, desvio na coluna, etc).

O fato é que esse professor não pode mais lecionar.
Só por esse motivo a maioria já entra em depressão.
Mas quando o professor pensa que será aposentado vem a surpresa: o governo o readapta.
O que quer dizer: ele vai continuar trabalhando em "outras funções compatíveis à sua doença".
É aí que começam os problemas do professor readaptado.
A boa notícia é que os readaptados tem mais direitos do que imaginam.
Nesse blog vamos falar dos problemas e das soluções para professores e professoras readaptadas.

26 comentários:

  1. Olá.
    Como já disse anteriormente, estou readaptada há 9 anos e já penei muito até conquistar um lugar de respeito e me fazer respeitar. Levei anos para ser respeitada, até que chegou um novo diretor e tudo voltou a estaca zero. Fiquei tão tensa que tive uma DIARRÉIA EMOCIONAL DE 15 DIAS! Um dia chamei o médico da família só para lhe dizer que eu ía morrer, então ele me disse que meu intestino estava na cabeça, ou seja, era psicológico, puro medo e tensão. POis bem, depois disso ainda sofri por parte desse "gestor" assédio moral, até que ele se acalmou. em 2010 ele ficou mais calmo. Mas agora a Biblioteca que trabalho está totalmente esquecida, não tem limpeza, o calor lá dentro(imagina Rio de Janeiro) é muito grande. Para ser uma idéia, parece que não tem oxigênio de tão abafado. Temos uns 9 ar condicionados parados no auditório, aguardando destino e ele não manda instalar nenhum lá na Bibl. e por aí vai. Infelizmente trabalho com gente cínica e não acredito que denunciar vá resolver alguma coisa. Conclusão: minha fibromialgia pioroum uito, voltei a tomar o AMYTRIL que engorda muito, ele é um tipo de anestésico e que faz muito mal ao estômago. enfim estou abandonada. Para fazer minha terapia preciso sair às 5ª feiras(de 15 em 5 dias)por volta de 16:45 para chegar a tempo e ele me disse que tenho que pagar esse tempo. Concordei e agora saio às 19 horas de 6ª feira seguinte a 5ªf que saio mais cedo, só para não me aborrecer, mas isso me faz mal mesmo assim, pois sei que há uma lei que diz que o readaptado tem direito de sair no expediente de trabalho para fazer seu tratamento, mas perdi essa lei e não a encontro mais.
    Você poderia ajudar-me, por favor?
    meu e-mail: ds.madureira@uol.com.br

    Sou professora readaptada do Rio de Janeiro.

    Um abraço e eobrigada,
    Denise Simões.

    ResponderExcluir
  2. 1 - você tem direito sim a sair para se tratar - é só depois voltar com o atestado. Não tem que pagar tempo nenhum porque é direito seu e de qualquer funcionário - seja ele readaptado ou não
    2 - passe a pedir as coisas por escrito, via ofício (como por exemplo a instalação do ar). Isso faz com que você esteja documentada em suas reclamações
    3 - tente tirar uma licença por motivos psicológicos pra dar um tempo
    4 - estude a possibilidade de se transferir para outra escola
    5 - acima do diretor existe gente também. Uma D.E. e depois uma secretaria de educação. RECLAME!
    6 - saiba que a melhor forma de retomar sua auto-estima é enfrentar. Conheça mais a lei - não só a de readaptado mas de funcionário público do RJ. Você tem mais direitos do que imagina - e eles nunca vão te dizer. Mas vão se encolher quando virem que você sabe

    ResponderExcluir
  3. Sou readaptada a um mês e quero as leis da carga horária do readaptado e quais funções poderá exercer.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca:

      As atividades que você pode exercer estão no rol de atividades que a Secretaria da Saúde manda para a escola.
      Normalmente demoram alguns meses para chegar o rol. Ao chegar sua diretora deverá lhe dar uma cópia (e você provavelmente assinará que recebeu a cópia).
      As atividades são todas pedagógicas. Você não vai ser inspertora de aluno, não trabalhará na secretaria e nem será auxiliar da diretora.
      Quanto à carga horária = no momento da sua readaptação você deve ter podido optar entre as aulas da sua carta horária em sala de aula ou a média dos últimos anos.
      Você vai continuar cumprindo essas aulas + os HTPCs - só que agora fora de sala de aula.
      Veja mais sobre a carga horária aqui mesmo no blog:
      http://professorreadaptado.blogspot.com.br/2012/01/nova-jornada-de-trabalho-no-estado-de.html

      Excluir
  4. BOM DIA...SOU PROFESSOR READAPTADO EM EMEF QUE FICA NO TERCEIRO ANDAR DE UM CEU.MINHA READAPTAÇÃO SE DÁ POR PROBLEMAS NA COLUNA E NESTAS ULTIMAS SEMANAS ESTOU COM DORES DEVIDO À SUBIR ESCADAS POIS MINHA EMEF FICA NO TERCEIRO ANDAR DESTE CEU.COMO EU PODERIA PEDIR REMOÇÃO POR ESTE MOTIVO A PARTIR DE JANEIRO DE 2013 PARA UMA U.E. PLANA SEM ESCADARIAS??SERÁ QUE SÓ CONSEGUIREI NA ÉPOCA DA REMOÇÃO NORMAL ASSIM COMO OS OUTROS PROFISSIONAIS?GRATO E NO AGUARDO URGENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, o professor readaptado pode pedir mudança da sede de exercício a qualquer tempo, desde que respeitado o intervalo de um ano após a última mudança de sede (§1 do art 9º da Res. SE-12, de 18/3/14). Se mudou algo posterior a isto, desconheço.

      Excluir
  5. Sou readaptado . Ganho 24 aulas 120 mensal. Quantas aulas devo cumprir na escola tirando o htpc e as livres?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma matricula no Estado e outra no Município, contudo, solicitei a readaptação no Município por ambiente violento e inseguro, mas no Estado o ambiente é normal; para a concessão municipal também tenho que me readaptar no Estado?

    Obrigado, Luiz

    ResponderExcluir
  7. Sou professora readaptada há dois anos,tenho depressão grave e alucinógenas.Faltei dois dias pois nem sequer conseguia raciocinar. Não fui ao médico e não tenho atestado. A gestora tem conhecimento deste problema,mas queria saber se no meu caso q se torna arriscado minha presença na escola tanto p/ meu tratamento médico como p o bom funcionamento da escola,por tudo isso tenho direito a faltar nessas crises?

    ResponderExcluir
  8. Meu marido é professor e esta tentando a readaptação, pois já está a alguns anos tomando calmante para sindrome do Pânico, nos dias de hoje só em pensar em dar aula ela tem ânsia e falta de ar, está fazendo tratamento com o psiquiatra, porém toda vez que tem retorno só aumenta a dose do remédio, gostaria de saber quais os procedimentos que ele deve tomar para conseguir a readaptação?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia tenho 2 ashernias de disco e desgaste dos discos, além de bicos de papagaio constatado em um ressonância pois tenho dores horríveis nas costas ficando a ficar em repouso por conta própria pois os médicos dão um dia mas por conta da dor fico um ou dois dias a mais até a medicação fazer efeito, não sabia que poderia ser readaptada o que posso fazer onde devo ir?

    ResponderExcluir
  10. O que houve com o criador do blog? Espero que esteja bem...

    ResponderExcluir
  11. O que houve com o criador do blog? Espero que esteja bem...

    ResponderExcluir
  12. meu msrido está readaptado com 730 dias, pensamos que fosse 730 dias de afastamento, o que seria isso então, mesmo com um problema sério de hêrnia de disco exstrusa ele volta a trabalhar

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. Sou Jacqueline Alexandrino, busco minha readaptação através de problemas nas cordas vocais (fenda dupla),auditivo e diabetes emocional devido às pressões no trabalho como diretora. Sou professora de 16h e estou como diretora interina, essa função atual acabou com minha e somatisou com a diabetes, quero sair do cargo e não voltar para sala de aula. Será que com o laudo médico consigo ser readaptada? Me ajudem 😢

    ResponderExcluir
  14. Boa noite sou readaptada desde do 4/2015. Estão querendo modificar a minha carga horária de 32 aulas, para fazer sobre a carga dos ultimos 60meses dizendo que só vai reduzir um pouco o salário. Não existe nenhuma resolução ou portaria sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Acabei de passar pela perícia no DPME e o médico falou que tenho que aguardara publicação de minha readaptação no DO e demora. Perguntei os passos depois e o tempo dessa espera e ninguém me disse. Alguém pode me dizer? É tudo novo pra mim , ano passado sofri acidente e fiquei deficiente física, quase 23 anos na educação, agora estou para readaptar e esperando a publicação.

    ResponderExcluir
  16. Saudações, Tenho uma cadeira de professor que irei me aposentar em 3 anos, e passei no concurso para pedagoga, mas ainda não fomos chamados e nem sabemos se vamos. Há um tempo apareceu um problema de hernia de disco, estou com dificuldade de enfrentar sala de aula. Se eu pedir readaptação, pode interferir negativamente na posse da minha segunda cadeira e tabem no reajuste, já que eles não atualizaram os salarios por titulos? Eutrabalhava como professora formada curso magistério 2º grau e sou efetiva há muito, mas há tres anos terminei faculdade de pedagogia e eles ainda não reajustaram meu salario. Grata

    ResponderExcluir
  17. Saudações, Tenho uma cadeira de professor que irei me aposentar em 3 anos, e passei no concurso para pedagoga, mas ainda não fomos chamados e nem sabemos se vamos. Há um tempo apareceu um problema de hernia de disco, estou com dificuldade de enfrentar sala de aula. Se eu pedir readaptação, pode interferir negativamente na posse da minha segunda cadeira e tabem no reajuste, já que eles não atualizaram os salarios por titulos? Eutrabalhava como professora formada curso magistério 2º grau e sou efetiva há muito, mas há tres anos terminei faculdade de pedagogia e eles ainda não reajustaram meu salario. Grata

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se o professor readaptado que exerce função administrativa, omo secretário escolar, tem os mesmos direito de férias , 45 dias, como os outros professores.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se o professor readaptado que exerce função administrativa, omo secretário escolar, tem os mesmos direito de férias , 45 dias, como os outros professores.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde. Sou professora de Historia e tive um aneurisma cerebral rompido este ano. tendo que passar por uma cirurgia invasiva e ficado com sequelas. Gostaria de saber se posso ser readaptada e em quais cargos, levando em conta que não tenho curso de pedagogia para ser readaptada como supervisora, tenho apenas licenciatura em história.

    ResponderExcluir
  22. Olá, sou professora de Língua Portuguesa de 40 horas. Tenho protusão discal na l5s1 e bicos de papagaio na torácica. Sinto dores diárias. Já tive crises de 15 dias sem andar. Me readaptaram por um ano. Quando acabou voltou a junta médica e a doutora disse que sou nova na idade e no tempo de serviço pra ser readaptada.
    Pode me esclarecer sobre essas atitudes?
    Não consigo nem andar direito!
    Acho que ela pensa que problemas dos ossos são curados ...

    ResponderExcluir
  23. Esqueci de dizer minha idade e tempo de serviço: tenho 35 anos até abril e 6 anos de tempo de serviço.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite sou readaptada por problema visual, tenho CERATOCONE. Minha diretora atribuiu projeto de sala de leitura para mim porque estava ganhando por 10 aulas. Ocorre que agora ela quer que eu entre em sala de aula para cobrir falta de professor, diante da minha recusa ela me disse que irá pensar na recondução para o projeto o ano que vem. Ela pode fazer isso. Conversando com uma amiga a mesma me disse que devido o problema de visão ela não podia ter atribuído projeto de sala de leitura. Isso procede.

    ResponderExcluir

Os comentários passarão pela moderação antes de serem publicados.