quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rol de Atividades

O professor readaptado só deve fazer as atividades que estão determinadas no seu rol. É o que manda a lei - por isso temos um rol.
Acontece que muitas diretoras espertinhas aproveitam da nossa doença e da nossa ignorância e nos mandam fazer um monte de coisas que não estão no rol - desde serviços de secretaria até de inspetor de alunos.
Não aceite isso! Você pode ter problemas por não cumprir o rol.
Protocole um ofício em 2 vias na secretaria (uma das vias é sua) pedindo para você cumprir estritamente. Abaixo vai um modelo de ofício:


Ilma. Diretora
Beltrana da Silva
E.E. Fulano de Tal
Jundiai/SP


Prezada Diretora:


Pelo presente ofício requeiro que desta data em diante me sejam designadas apenas tarefas que estejam estritamente dentro do meu rol de atividades, conforme determina a legislação.
Peço também nova cópia do meu rol de atividades dentro do prazo determinado por lei.

Jundiaí, 26 de Julho de 2012
Professor Readaptado



12 comentários:

  1. OI, me radaptei esse mês e volto a trabalhar nesta segunda(30/07), a diretora me designou para trabalhar no patio, como inspetora de aluno,a tarde e noite(que é minha carga horaria), so que fui afastada da sala de aula justamente por causa de alunos,tenho panico de sala de aula,devido a ameaças e varios outros problemas com alunos.ainda não chegou meu rol de atividades. Mas ela esta irredutivel, e disse que so vai mudar minha função quando chegar esse rol.So que estou em panico, em saber que vou ter que lidar com alunos outra vez.Não sei o aque devo fazer!!
    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  2. Marcella:

    Você tem as seguintes opções:

    - protocole um ofício em 2 vias à escola. No ofício exponha a situação explicando porque foi readaptada e porque você não pode ficar no pátio. Explique que todo rol de atividades de professor coloca atividades pedagógicas condizentes com sua formação de professora. E professor não é inspetor de alunos. Escreva que se a direção insistir em te colocar no pátio além de estar ferindo a legislação ainda será responsável legal e administrativamente por tudo que possa lhe acontecer;

    - ou tire uma licença até seu rol chegar. Costuma demorar alguns meses.

    Toda diretora sabe que professor não é inspetor de aluno. Essa aí é mais uma engraçadinha que está querendo se aproveitar de você. Não permita! Saia de licença.

    ResponderExcluir
  3. Melhor alterar a expressão "diretoras espertinhas" que, nos termos do restante do artigo, é difamatória do profissional no exercício da profissão. Apenas mencione que alguns diretores não vem cumprindo a Lei, e, para tanto, devem ser relembrados ou requeridos através de ofício. É mais elegante para com os profissionais, num todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe difamação no artigo - só o retrato da verdade.
      "Muitas diretoras" não quer dizer "todas". Mas são muitas: há até uma tese de mestrado de uma professora de Mogi mostrando a lamentável realidade do professor readaptado no Estado.
      Uma diretora competente não assedia moralmente o funcionário e cumpre a lei sem precisar ser relembrada. É obrigação dela como funcionária pública; ela é paga para ser eficiente e não pode alegar ignorância quanto a lei.
      Deselegante mesmo é assediar moralmente, perseguir e humilhar professores doentes como muitas costumam fazer. É lamentável, é deplorável e é crime! E também é terrivelmente custoso para o Estado e para o contribuinte - uma vez que são eles que pagarão as indenizações das ações judiciais movidas por assédio moral.
      Quem trata a administração com tamanha incompetência, maldade e despreparo não merece continuar no Estado. Merece ser denunciado, processado e combatido pelos crimes de assédio, perseguição e tortura psicológica de professores doentes.
      Quantos professores readaptados já pensaram em largar o cargo por causa desse tipo de perseguição? Quantos ficaram ainda mais doentes e debilitados? Quantas famílias desses professores foram afetadas por toda essa perseguição? Quantos professores não pensam diariamente em suicídio por culpa desse tipo de diretora?
      Quem persegue professores assim não é nem profissional e nem está exercendo profissão nenhuma dentro da educação; que eu saiba o governo não emprega torturadores.

      Excluir
    2. Concordo contigo! Sou filha de professora readaptada que sofre essa humilhação, acaba tendo que forçadamente tirar nova licença e vê-las negadas pelo governo. Os professores readaptados estão no meio, como marionetes jogadas de um lado para outro, na briga entre esses diretores de escolas e o governo, cabe então mostrar a esses diretores, que a lei existe e que todos os professores readaptados conheçam seus direitos! Parabéns pelo texto, me ajudou e muito!

      Excluir
  4. Olá, me readaptei dia 23 de novembro de 2012, estou de licença até dia 21 de dezembro, assim que termina a licença, sigo normalmente as férias? Já sou readaptada automaticamente na minha sede? Tem algum trâmite ainda para ser realizado? Moro 210 km de minha sede, quais as medidas para ser emprestada para a prefeitura de minha cidade ou para outra escola? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Colega! Quero, primeiramente, cumprimentá-lo e parabenizá-lo pela prestativa iniciativa e competência dedicada a uma causa tão desprestigiada e marginalizada como é a nossa na condição de Professores Readaptados. Pretendo ser não só um divulgador do seu trabalho, mas também, um seguidor do seu belíssimo exemplo. Sou professor readaptado em Ferraz de Vasconcelos e sinto na pele toda a indignação gerada pelo desrespeito e usurpação promovidos não só por parte de alguns "diretores arrogantes", mas também, por colegas de profissão que por algum motivo que desconheço passam a nos considerar como uma "categoria inferior" de profissionais e que por isso devemos ser relegados a atividades que desprestigiam a nossa formação e a nossa experiência. Quero, principalmente, agradecer-lhe pela criação deste espaço onde podemos esclarecer muitas de nossas dúvidas e expor as nossas angústias e frustrações. PARABÉNS!!!...e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários!
    Precisamos nos unir e divulgar nossos direitos para os colegas readaptados para que assim tenhamos o respeito que merecemos.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ttps://www.facebook.com/groups/professoresreadaptados.sp.gov/ Grupo formado por Professores Readaptados, venha participar conosco

      Excluir
  7. estou em estagio probatorio aqui em São Vicente, me atribuiram uma creche conveniada com 25 crianças de 2 anos de idade, a dirigente da creche disse que na parte da manha eu fico sozinha e a auxiliar fica para o almoço e a tarde.Nunca fui professora de creche e peguei uma licença medica por conta da lombar da coluna, minha pergunta é? POsso encaminhar oficio para eu mudar de sala de aula com crianças maiores?

    ResponderExcluir
  8. Caros professores readaptados,
    Gostaria de compartilhar um pouco da minha história: Sou professora, efetiva e estou readaptada há uns 12 anos, por problemas psiquiátricos. Desde que me readaptei trabalho na secretaria, mas não estou suportando a pressão e o assédio moral. Outro dia mostrei p a diretora o meu rol de atividade que 99,9%pedagógico, mas ela insiste em dizer que é administrativo, o único item que acredito que seja administrativo é: Tarefas relativas à orientação dos alunos: 2. organizar e/ou colaborar na organização de fichas cumulativas dos alunos(na minha opinião nada mais é que passar notas bimestrais nas fichas da secretaria, correto?) Vou relatar um outro problema ASSÉDIO MORAL. O calendário escolar da minha escola vai até o dia 19/12, porém a diretora dispensou os professores no dia 11/12, no meu caso não fui dispensada, porque não estou em sala, esse foi o argumento, não concordei. Apesar de não estar em sala ainda sim sou professora, pedi que revesse, pois moro longe da escola (em sitio), meu filho a partir do dia 12/12 não iria ter mais aulas, etc. Ou seja, estou por um fio para explodir, estou muito mal, não consigo dormir, e não é só por isso, tem outros ... Por favor, me ajude, pois não posso levar esse problema para D.E.A supervisora é sua amiga, que amiga da dirigente... Cristina Candido

    ResponderExcluir
  9. Professsores Readaptados , venha unir a nós, somos um Grupo formado por Professores Readaptados, e convidados, como Dra Maria Lurdes Pezzuol e Dra Amanda Silva Macaia, que fizeram suas teses baseado na vida dos professores readaptados. Contamos com todos,
    ttps://www.facebook.com/groups/professoresreadaptados.sp.gov/

    ResponderExcluir

Os comentários passarão pela moderação antes de serem publicados.