quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rol de Atividades

O professor readaptado só deve fazer as atividades que estão determinadas no seu rol. É o que manda a lei - por isso temos um rol.
Acontece que muitas diretoras espertinhas aproveitam da nossa doença e da nossa ignorância e nos mandam fazer um monte de coisas que não estão no rol - desde serviços de secretaria até de inspetor de alunos.
Não aceite isso! Você pode ter problemas por não cumprir o rol.
Protocole um ofício em 2 vias na secretaria (uma das vias é sua) pedindo para você cumprir estritamente. Abaixo vai um modelo de ofício:


Ilma. Diretora
Beltrana da Silva
E.E. Fulano de Tal
Jundiai/SP


Prezada Diretora:


Pelo presente ofício requeiro que desta data em diante me sejam designadas apenas tarefas que estejam estritamente dentro do meu rol de atividades, conforme determina a legislação.
Peço também nova cópia do meu rol de atividades dentro do prazo determinado por lei.

Jundiaí, 26 de Julho de 2012
Professor Readaptado



45 comentários:

  1. OI, me radaptei esse mês e volto a trabalhar nesta segunda(30/07), a diretora me designou para trabalhar no patio, como inspetora de aluno,a tarde e noite(que é minha carga horaria), so que fui afastada da sala de aula justamente por causa de alunos,tenho panico de sala de aula,devido a ameaças e varios outros problemas com alunos.ainda não chegou meu rol de atividades. Mas ela esta irredutivel, e disse que so vai mudar minha função quando chegar esse rol.So que estou em panico, em saber que vou ter que lidar com alunos outra vez.Não sei o aque devo fazer!!
    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc radaptou? e ainda diz que é professora escrevendo errado? Por isso nosso educação está falida!

      Excluir
  2. Marcella:

    Você tem as seguintes opções:

    - protocole um ofício em 2 vias à escola. No ofício exponha a situação explicando porque foi readaptada e porque você não pode ficar no pátio. Explique que todo rol de atividades de professor coloca atividades pedagógicas condizentes com sua formação de professora. E professor não é inspetor de alunos. Escreva que se a direção insistir em te colocar no pátio além de estar ferindo a legislação ainda será responsável legal e administrativamente por tudo que possa lhe acontecer;

    - ou tire uma licença até seu rol chegar. Costuma demorar alguns meses.

    Toda diretora sabe que professor não é inspetor de aluno. Essa aí é mais uma engraçadinha que está querendo se aproveitar de você. Não permita! Saia de licença.

    ResponderExcluir
  3. Melhor alterar a expressão "diretoras espertinhas" que, nos termos do restante do artigo, é difamatória do profissional no exercício da profissão. Apenas mencione que alguns diretores não vem cumprindo a Lei, e, para tanto, devem ser relembrados ou requeridos através de ofício. É mais elegante para com os profissionais, num todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe difamação no artigo - só o retrato da verdade.
      "Muitas diretoras" não quer dizer "todas". Mas são muitas: há até uma tese de mestrado de uma professora de Mogi mostrando a lamentável realidade do professor readaptado no Estado.
      Uma diretora competente não assedia moralmente o funcionário e cumpre a lei sem precisar ser relembrada. É obrigação dela como funcionária pública; ela é paga para ser eficiente e não pode alegar ignorância quanto a lei.
      Deselegante mesmo é assediar moralmente, perseguir e humilhar professores doentes como muitas costumam fazer. É lamentável, é deplorável e é crime! E também é terrivelmente custoso para o Estado e para o contribuinte - uma vez que são eles que pagarão as indenizações das ações judiciais movidas por assédio moral.
      Quem trata a administração com tamanha incompetência, maldade e despreparo não merece continuar no Estado. Merece ser denunciado, processado e combatido pelos crimes de assédio, perseguição e tortura psicológica de professores doentes.
      Quantos professores readaptados já pensaram em largar o cargo por causa desse tipo de perseguição? Quantos ficaram ainda mais doentes e debilitados? Quantas famílias desses professores foram afetadas por toda essa perseguição? Quantos professores não pensam diariamente em suicídio por culpa desse tipo de diretora?
      Quem persegue professores assim não é nem profissional e nem está exercendo profissão nenhuma dentro da educação; que eu saiba o governo não emprega torturadores.

      Excluir
    2. Concordo contigo! Sou filha de professora readaptada que sofre essa humilhação, acaba tendo que forçadamente tirar nova licença e vê-las negadas pelo governo. Os professores readaptados estão no meio, como marionetes jogadas de um lado para outro, na briga entre esses diretores de escolas e o governo, cabe então mostrar a esses diretores, que a lei existe e que todos os professores readaptados conheçam seus direitos! Parabéns pelo texto, me ajudou e muito!

      Excluir
    3. carca um processo nela por assédio moral que a bicha vai até pedir benção pra vc de tento medo!

      Excluir
  4. Olá, me readaptei dia 23 de novembro de 2012, estou de licença até dia 21 de dezembro, assim que termina a licença, sigo normalmente as férias? Já sou readaptada automaticamente na minha sede? Tem algum trâmite ainda para ser realizado? Moro 210 km de minha sede, quais as medidas para ser emprestada para a prefeitura de minha cidade ou para outra escola? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar uma escola ai na sua cidade e conversar com um diretor que aceite, feito isso pode pedir tranferencia de frequência, para a escola que te aceitou, e o diretor deve declarar que nada se opõe a sua vinda para tal escola, também deve fazer que ele não tem nenhum grau de parantensco com você, já na escola sede deve fazer uma declaração de próprio punho solicitando transferência de frequencia de x escola na D.E Y. Qualquer dúvida se informe na diretoria de ensino, mas acho que é só isso. Boa Sorte.

      Excluir
  5. Caríssimo Colega! Quero, primeiramente, cumprimentá-lo e parabenizá-lo pela prestativa iniciativa e competência dedicada a uma causa tão desprestigiada e marginalizada como é a nossa na condição de Professores Readaptados. Pretendo ser não só um divulgador do seu trabalho, mas também, um seguidor do seu belíssimo exemplo. Sou professor readaptado em Ferraz de Vasconcelos e sinto na pele toda a indignação gerada pelo desrespeito e usurpação promovidos não só por parte de alguns "diretores arrogantes", mas também, por colegas de profissão que por algum motivo que desconheço passam a nos considerar como uma "categoria inferior" de profissionais e que por isso devemos ser relegados a atividades que desprestigiam a nossa formação e a nossa experiência. Quero, principalmente, agradecer-lhe pela criação deste espaço onde podemos esclarecer muitas de nossas dúvidas e expor as nossas angústias e frustrações. PARABÉNS!!!...e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários!
    Precisamos nos unir e divulgar nossos direitos para os colegas readaptados para que assim tenhamos o respeito que merecemos.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ttps://www.facebook.com/groups/professoresreadaptados.sp.gov/ Grupo formado por Professores Readaptados, venha participar conosco

      Excluir
  7. estou em estagio probatorio aqui em São Vicente, me atribuiram uma creche conveniada com 25 crianças de 2 anos de idade, a dirigente da creche disse que na parte da manha eu fico sozinha e a auxiliar fica para o almoço e a tarde.Nunca fui professora de creche e peguei uma licença medica por conta da lombar da coluna, minha pergunta é? POsso encaminhar oficio para eu mudar de sala de aula com crianças maiores?

    ResponderExcluir
  8. Caros professores readaptados,
    Gostaria de compartilhar um pouco da minha história: Sou professora, efetiva e estou readaptada há uns 12 anos, por problemas psiquiátricos. Desde que me readaptei trabalho na secretaria, mas não estou suportando a pressão e o assédio moral. Outro dia mostrei p a diretora o meu rol de atividade que 99,9%pedagógico, mas ela insiste em dizer que é administrativo, o único item que acredito que seja administrativo é: Tarefas relativas à orientação dos alunos: 2. organizar e/ou colaborar na organização de fichas cumulativas dos alunos(na minha opinião nada mais é que passar notas bimestrais nas fichas da secretaria, correto?) Vou relatar um outro problema ASSÉDIO MORAL. O calendário escolar da minha escola vai até o dia 19/12, porém a diretora dispensou os professores no dia 11/12, no meu caso não fui dispensada, porque não estou em sala, esse foi o argumento, não concordei. Apesar de não estar em sala ainda sim sou professora, pedi que revesse, pois moro longe da escola (em sitio), meu filho a partir do dia 12/12 não iria ter mais aulas, etc. Ou seja, estou por um fio para explodir, estou muito mal, não consigo dormir, e não é só por isso, tem outros ... Por favor, me ajude, pois não posso levar esse problema para D.E.A supervisora é sua amiga, que amiga da dirigente... Cristina Candido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina Birges Candido por favor preciso do rol de atividades estou readaptada com esquizofrenia mas não tenho condições de trabalhar , agora o perito quer ver o rol e eu nan consegui , já procurei ninguém sabe.Se vc puder mandar eu agradeço

      Excluir
  9. Professsores Readaptados , venha unir a nós, somos um Grupo formado por Professores Readaptados, e convidados, como Dra Maria Lurdes Pezzuol e Dra Amanda Silva Macaia, que fizeram suas teses baseado na vida dos professores readaptados. Contamos com todos,
    ttps://www.facebook.com/groups/professoresreadaptados.sp.gov/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Preciso da ajuda. Estou readaptada há 4 anos, exercendo atividades na secretaria da escola. Agora estão me propondo mudar de função, já falaram até que eu devia dar leitura individual para aluno. Então, preciso de sugestões de atividades que eu possa exercer para ajudar na elaboração do rol de atividades que servirá tanto para mim, quanto para outros professores que estão readaptando na minha cidade.

    ResponderExcluir
  11. Estou readaptada a 8 anos e agora minha diretora quer que eu fico na sala de informática e mudou todo o meu horário, gostaria de saber se posso exercer essa função, se meu rol permite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o horário e estabelecido pelo superior imediato quanto a função e só ver no rol eles são obrigados a fornecer o Rol tanto a caas do departamento médico

      Excluir
  12. Olá! Parabéns pelo blog! Eu sou professora efetiva da rede Municipal em Minas Gerais. Há 5 meses estou afastada por estresse, fadiga crônica e síndrome de ansiedade q vem gerando vários transtornos como taquicardia dentre outros. A minha psiquiatra sugeriu um desvio de função é ela tem de fazer um relatório para que eu possa entrar com o processo. Mesmo que eu não aparente depressão severa, pois estou melhorando com o remédio, é possível que eu não consiga passar pela perícia e ser negado meu pedido?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Parabéns pelo blog! Eu sou professora efetiva da rede Municipal em Minas Gerais. Há 5 meses estou afastada por estresse, fadiga crônica e síndrome de ansiedade q vem gerando vários transtornos como taquicardia dentre outros. A minha psiquiatra sugeriu um desvio de função é ela tem de fazer um relatório para que eu possa entrar com o processo. Mesmo que eu não aparente depressão severa, pois estou melhorando com o remédio, é possível que eu não consiga passar pela perícia e ser negado meu pedido?

    ResponderExcluir
  14. Também estou readaptada, gostaria de saber o rol de atividades, pois há dias que não estou bem, mas os colegas não entendem.

    ResponderExcluir
  15. Onde posso encontrar esse rol de atividades? Nunca recebi ou nunca me entregaram, sou readaptada desde 2011 e estou esperando a publicação no D.O. da continuação, estava na sala de leitura por dois anos, agora a diretora disse que professor readaptado não pode ficar na sala de leitura e quer me devolver para a metro, alguém sabe me dizer se isso procede?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Sou readaptada e a secretária quer que a gente de aulas atividades, é correto isso?

    ResponderExcluir
  19. Sou readaptada e a secretária quer que a gente de aulas atividades, é correto isso?

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber sobre a contagem do tempo para aposentadoria para professores readaptados

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber sobre a contagem do tempo para aposentadoria para professores readaptados

    ResponderExcluir
  22. OLÁ COLEGAS DO MAGISTÉRIO PAULISTA
    MEU NOME É ANTONIO. SOU PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL////ZONA NORTE SP CAPITAL.

    ESTOU READAPTADO DESDE 18/05/2016

    MINHA PERGUNTA ATÉ O PRESENTE MOMENTO A DELEGACIA DE ENSINO NÃO MANDOU O MEU ROL DE ATIVIDADES, DETERMINANDO O QUE DEVO FAZER ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DO ROL////FUI READAPTADO PELA PSIQUIATRIA...COMO DEVO PROCEDER DENTRO DAS ESCOLAS.

    ResponderExcluir
  23. Gente o que é esse rol de atividades??? Ele é entregue a todo professor readaptado??? Estou em processo de readaptação e gostaria de saber....

    ResponderExcluir
  24. Gente o que é esse rol de atividades??? Ele é entregue a todo professor readaptado??? Estou em processo de readaptação e gostaria de saber....

    ResponderExcluir
  25. Sim sao as atividades que vc ira desempenha agora.

    ResponderExcluir
  26. Sou da educação física estou em processo d adaptação..querem m colocar como apoio a inclusão...peço ajuda..não tem nenhum documento no meu município q diz até onde e como posso ser adaptado.. Socorro...

    ResponderExcluir
  27. Olá,boa tarde.
    Saiu a minha convocação para pericía.Entre os documentos que preciso levar está o "rol de atividades". Preciso saber se é a escola, a diretoria ou o medico que faz esse documento.Minha pericia será amanhã,por favor me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Na primeira avaliação vc não leva pois ainda não existe esse rol. Também tinha essa dúvida

      Excluir
  28. Onde posso encontrar esse rol de atividades? Nunca recebi ou nunca me entregaram, sou readaptado desde 2003 e estou esperando a publicação no D.O

    ResponderExcluir
  29. Já passou meu tempo de convocação para pericia médica devo enviar uma carta solicitando a pericia ou aguardar chamar.
    O tempo já está bem defazado.

    ResponderExcluir
  30. Parece que esqueceram de me responder nas duas publicações que questionei, aguardo orientações, obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Qual seria esse rol de atividades para o professor readaptada, poderiam me enviar? Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Fui readaptado a quase dois anos e não veio o rol de atividades, o que fazer?

    ResponderExcluir
  33. Boa noite! Fui readaptada em dezembro e no momento estou na secretaria. Gostaria de saber como conseguir o Rol de Atividades, pois não tenho essa informação por parte da escola.
    Cícera Soares Klein

    ResponderExcluir
  34. Recomiendo encarecidamente los servicios de préstamos del Sr. Pedro a cualquier persona que necesite ayuda financiera y lo mantendrán al tanto de los directorios altos para cualquier otra necesidad. Una vez más, lo felicito a usted ya su personal por su extraordinario servicio y atención al cliente, ya que es un gran activo para su empresa y una experiencia agradable para los prestatarios como yo. deseándole todo lo mejor para el futuro. señor, pedro es la mejor manera de obtener un préstamo fácil, aquí está su correo electrónico .. pedroloanss@gmail.com agradecido. Puede comunicarse con el Sr. Pedro Jerome para obtener la siguiente ayuda financiera, como préstamos hipotecarios, préstamos para automóviles, préstamos comerciales, préstamos personales, préstamos comerciales, préstamos SBA.

    ResponderExcluir

Os comentários passarão pela moderação antes de serem publicados.