quinta-feira, 2 de junho de 2011

Assédio moral

O professor readaptado está mais sujeito a ser assediado moralmente que os outros professores.
A direção normalmente não respeita o rol de atividades - e somos obrigados a fazer coisas que não condizem com nossa função pedagógica.
Servir cafezinho, abrir porta, atender telefone, ajudar na secretaria, dar uma de inspetor de alunos, ler diário oficial - esses são apenas alguns exemplos do abuso de certas diretoras.
A direção sabe que você está doente, que é readaptado e que tem que cumprir o rol de atividade. Mas a direção sabe que você não sabe.
Daí a direção faz de conta que também não sabe - e te explora. E te humilha. E te trata como nada. E se você não aceita te isola.
Tudo isso é assédio moral. Não aceite! Compre um celular que filma e grava para se proteger do assédio. Assim você se documenta.
Se possível junte testemunhas. Isso é ótimo para entrar na justiça contra a escola. Mas se não é possível então denuncie à Diretoria de Ensino assim mesmo.
O mais importante é: não aceite! Você já está doente, com dor, em depressão - ainda vai aceitar mais humilhação pra ficar pior?
Diga não! Reaja! Professor readaptado também é gente! E também é professor!


4 comentários:

  1. Olá, estou maravilhada com seu blog pois ele presta um serviço extremamente útil aos professores readaptados.
    Eu acabei de inserir em um relatório, a pedido de minha diretora, a reclamação sobre uma professora que já vem há algum tempo, agindo de forma inadequada comigo, me expondo a comentários maldosos, inclusive na frente de meus colegas, já se encontrou comigo na rua e afirmou, durante o período em que eu estava de licença, que eu não conseguiria me readaptar com o tipo de doença que eu tenho ( já sofri 3 cirurgias cardíacas ), inclusive nos últimos dois anos em que dei aula, trabalhei doente, negligenciada por um médico que não investigou mais a fundo um novo problema que comecei a ter, pois tenho prótese de válvula mitral e comecei a ter arritmia devido a essa doença anterior.
    Com esse novo problema, a arritmia, meus batimentos cardíacos chegaram a 216 por min, expondo minha vida a risco. Então, devido a essa disfunção, sofri minha última cirurgia.
    Essa professora a qual me referi, fica o tempo todo afirmando que eu não tenho direito de me readaptar, pois o meu problema , segundo ela ,não me impede de lecionar. Já afirmou também que a irmã dela é readaptada, mas ela sim , tem o direito de sê -lo , pois é doente realmente. Uma colega minha me conta que ela fica falando sobre isso com outras pessoas na minha ausência.
    E há pouco tempo, começou a controlar minhas idas ao banheiro , pois estou na biblioteca.
    No documento escrito por minha diretora estão reclamações da equipe da gestão sobre o comportamento dessa colega , que é rude, não só comigo, mas com toda a equipe gestora.
    Ainda bem que minha diretora me apóia, pois sabe da real gravidade do meu problema .
    Só sei que depois que a colega soube da minha denúncia, durante uma reunião em que o supervisor estava presente, e em que foi lido o
    documento, o comportamento dela comigo melhorou e ela parou de se referir a mim com a ironia de antes.
    Muito obrigada, seu blog é de extrema importância pois traz matérias esclarecedoras e úteis pra nós readaptados. Abraço .

    ResponderExcluir
  2. Olá Gisele tudo bem , bem sei a realidade do readaptado e os dizeres maldosos, mas temos que enfrentar já que somos readaptados e não descartáveis e tapa buracos na escola a realidade as vezes é opressiva contra a gente, alé de professores invejosos, fale um pouco do seu problema da válvula da veia horta parece que tenho este problema até

    ResponderExcluir
  3. Recomiendo encarecidamente los servicios de préstamos del Sr. Pedro a cualquier persona que necesite ayuda financiera y lo mantendrán al tanto de los directorios altos para cualquier otra necesidad. Una vez más, lo felicito a usted ya su personal por su extraordinario servicio y atención al cliente, ya que es un gran activo para su empresa y una experiencia agradable para los prestatarios como yo. deseándole todo lo mejor para el futuro. señor, pedro es la mejor manera de obtener un préstamo fácil, aquí está su correo electrónico .. pedroloanss@gmail.com agradecido. Puede comunicarse con el Sr. Pedro Jerome para obtener la siguiente ayuda financiera, como préstamos hipotecarios, préstamos para automóviles, préstamos comerciales, préstamos personales, préstamos comerciales, préstamos SBA.

    ResponderExcluir

Os comentários passarão pela moderação antes de serem publicados.