sábado, 16 de abril de 2011

Grupo Professor readaptado

Grupo Professor readaptado - para trocarmos ideias e informações:
http://br.groups.yahoo.com/group/professorreadaptado

117 comentários:

  1. Conheci seu blog ontem e admirei desde já sua coragem em repartir sua história com outras pessoas. Sou relativamente jovem (tenho 33 anos), mas o desgaste em sala de aula fez-me desenvolver um sério problema emocional e vivo me tratando há cerca de quatro anos com um psiquiatra. Tive então que optar pela readaptação, mesmo ciente que essa não é uma realidade fácil para ninguém, pois cheguei a presenciar muitos abusos sofridos por colegas readaptados. Mas eu não tive opção, pois não podia me dar ao luxo de pedir exoneração. Hoje trabalho em uma biblioteca, porém a direção é muito resistente em respeitar meus direitos, entre eles o de me deixar gozar férias em janeiro (recesso no meio do ano, então, nem pensar!). É muito difícil aproximar-me dela pois frequentemente ela me manda calar a boca ou sair de sua sala (às vezes, ambas as coisas), enfim são muitos abusos. Vivo em uma cidade do interior do NE, onde as pessoas são muito provincianas e praticamente não há veiculação desse tipo de informação. Só para você ter uma ideia, a pessoa que ocupa a presidência do sindicato está no poder há 22 anos e quanto à secretaria de educação, esta é formada por analfabetos funcionais, que não conseguem interpretar um simples texto, quanto mais a redação de uma lei. Digo isso porque estive lá, mostrei a lei que me assegura direitos, mas fui zombada. A lei que conheço é a Portaria DRHU 39/96, mas não foi aceita por ninguém. Quais são os riscos que eu corro? Devo recorrer à Justiça? Como posso proceder? Às vezes tenho tanta dificuldade em sair de casa que chego a me urinar ao chegar próximo da porta. Minha situação é muito difícil. Muitas vezes tenho vontade de morrer. O pior é ouvir gente dizer que EU sou a única responsável por isso, como se tivesse procurado ficar doente. Eu poderia me aposentar? Desculpe-me pelo comentário tão extenso, mas é que são muitas as minhas angústias e foi com grande alívio que percebi que existem outras pessoas na mesma condição que eu, até porque cheguei a pensar que tivesse mania de perseguição, embora meu psiquiatra afirme que não. Divulgarei seu blog para outros colegas na mesma situação que eu. Abraços e força sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou do Rio e to só dois anos e já estou sentindo isso, hoje tá sendo um dia difícil. Não quero adoecer e não posso tbm pensar em sair.

      Excluir
    2. eu sou do Rio e to só dois anos e já estou sentindo isso, hoje tá sendo um dia difícil. Não quero adoecer e não posso tbm pensar em sair.

      Excluir
    3. eu sou do Rio e to só dois anos e já estou sentindo isso, hoje tá sendo um dia difícil. Não quero adoecer e não posso tbm pensar em sair.

      Excluir
  2. Esse é exatamente o esquema das direções contra nós.
    Passei também por esse tipo de assédio moral por anos. E daí resolvi reagir. Era isso ou eu morria, me afundava mais em remédios, piorava mais ainda.
    Eu cheguei a ponto de não querer nem sair do quarto pra não ter que ver a diretora-ditadora da minha escola.
    A diretora daqui tinha uma irmã supervisora e era amiga da Dirigente Regional. Ou seja: tida por todos como intocável.
    Quando decidi reagir, quando decidi que era ela ou eu, só Deus me deu força pra continuar.
    Comprei um celular que filma e grava e passei a documentar as agressões. Pronto! Só por isso já diminuiu.
    Outro segredo que toda diretora sabe: faça tudo por escrito! Só professores tem medo de fazer ofício - diretoras fazem tudo por escrito para suas D.E.s
    Passei a fazer tudo por escrito, por ofício. Inclusive exigir o cumprimento da lei.
    A diretora não está acima da lei - ela está aí para cumprir em primeiro lugar.
    Por exemplo: o professor readaptado goza de férias e recesso junto com seus colegas. Ele continua a ser professor - só não está em sala de aula.
    Assim ele cumpre os dias letivos como os outros - e nada mais. E só pode fazer atividades pedagógicas.
    A lei não é aceita aí? Que absurdo é este?
    Primeiro exija por escrito o cumprimento da lei. Protocole ofício em 2 vias e fique com a cópia. Depois, se não conseguir nada, faça o mesmo na D.E e na Secretaria de Educação. Daí você está armada pra entrar na justiça.
    Não espere o sindicato. Eu nunca vi nenhum sindicalista trabalhar por readaptados. Vá à luta - você vai descobrir que é bom estar na batalha. Faz a gente se sentir melhor do que ficar sentado esperando a próxima humilhação.
    A estratégia é "bater" também, entende? No geral esse tipo de diretora nos usa como "exemplo" para manter os outros professores no terror. Não permita.
    Se a pressão for muito grande vá ao psiquiatra e tire licença. Diga que está sendo vítima de assédio moral e que pensa em suicídio. Isso te dará tempo pra descansar.
    Você pode sim tentar uma aposentadoria. E pode ver a possibilidade de mudar de escola. Ou pode enfrentar.
    Te dou uma esperança: depois de meses de briga com a diretora da minha escola e seus puxa-sacos = ela pediu exoneração! A maioria dos puxa-sacos ou mudou de escola ou reduziu a jornada. E quem ficou não aguenta nem passar perto de mim.
    Passei de humilhado à respeitado - e isso faz um bem enorme! É melhor que todas as caixas de remédio que você possa tomar e todos os tratamentos que você possa fazer.

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha readaptaçãosaiu agora publicada dia 13/07 e tenho algumas dúvidas, gostaria de saberse posso pedir a transferência para outra escola a qualquer momento ? Se eu tenho direito de escolher o horário que eu vou trabalhar ou é determinado pela direção da escola ? E minha carga horária é básica de 30 horas então quanto tempo vou trabalhar ?

    ResponderExcluir
  4. Lidiane:

    Que eu saiba você pode pedir a transferência a qualquer momento. Precisa você querer + diretora da sua escola concordar + diretora da outra escola aceitar.
    Quem determina seu horário é sempre a direção.
    O Readaptado agora cumpre aulas e não horas. Entenda essa mudança aqui mesmo no blog:
    http://professorreadaptado.blogspot.com.br/2012/01/nova-jornada-de-trabalho-no-estado-de.html

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO BLOG, SEREI SEGUIDORA ATÉ O FIM DE MINHA VIDA...
    HÁ 03 ANOS TRATO DE FIBROMIALGIA, MAS TENHO TIRADO POUCAS LICENÇAS MÉDICAS, NESSE ANO MUDEI RADICALMENTE DE MUNICIPIO E DIRETORIA,E, COM ESSA MUDANÇA TODA, MEU CORPO REAGIU, JÁ ESTOU 40 DIAS FORA DA SALA,E QUANDO PENSO EM VOLTAR PRA SALA PIORA TUDO, NA ESCOLA ONDE ESTOU LOTADA TEM UMA PROFESSORA READAPTADA,E,ELA 'BRIGOU' COMIGO DIZENDO QUE DEVO IR ATRÁS DE UMA READAPTAÇÃO...NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR,ACHO ATÉ UMA VERGONHA FALAR QUE JÁ ESTOU NA REDE HÁ 17 ANOS,E,NÃO SABER NADA SOBRE O ASSUNTO, MAS AGORA ESTOU APRENDENDO...ENFIM...GOSTARIA DE SABER, SE COM FIBROMIALGIA E ARTRITE REUMATÓIDE TEM DIREITO Á READAPTAÇÃO??SE SIM O QUE DEVO FAZER???DESDE JÁ GRATA...ROSEMARY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemary:

      Para ser readaptada você precisa estar em licença médica.
      Fibromialgia é uma doença séria - porém os peritos não a levam a sério. Assim invista na artrite.
      Para ser readaptada sua doença precisa ser crônica e impedir você de dar aulas. Assim você precisa estar em licença médica.
      Depois de meses de licença você entra com um ofício no DPME pedindo sua readaptação. Eles vão te chamar (mas demora) e você vai passar por uma perícia para esse fim.
      Nessa hora leve um atestado médico pedindo sua aposentadoria ou readaptação, um relatório médico detalhado falando do seu estado, exames e receitas com os remédios que você toma.
      Não tenha vergonha - você não pediu pra ficar doente.

      Excluir
    2. SOU PROFESSORA READAPTADA POR FIBROMIALGIA.FUI READAPTADA POR SEIS MÊSES DEPOIS DEFITIVAMENTE POR SER UMA DOENÇA CRÔNICA, ISTO É, POR NÃO TER CURA.DEI ENTRADA NO RH(DEPERTAMENTO ADMISTRATIVO DE RECURSOS HUMANOS) DO MUNICÍPIO QUE TRABRALHO JUNTO COM LAUDO MÉDICO. DEPOIS ELES ENVIO ISSO PARA A JUNTA MÉDICA ONDE VOCÊ É CHAMADO PARA PASSAR POR TRÊS MÉDICOS E DAR COMO FAVORÁVEL A SUA READAPTAÇÃO POR SEIS MÊSES,POR UM ANO OU DEFINITIVAMENTE.ATENÇÃO! É IMPORTANTE QUE SUA MÉDICA COLOQUE NO LAUDO POR QUANTO TEMPO VPCÊ SERÁ READAPTADA. APÓS A JUNTA MÉDICA SER FAVORÁVEL ELES ENVIÃO PARA O GABINETE DO PREFEITO ONDE ELE ASSINA E ENVIA O OFÍCIO PARA A SUA ESCOLA.

      Excluir
  6. OBRIGADA PELA ORIENTAÇÃO, ALÉM DA MÉDICA REUMATOLOGISTA, ESTOU EM TRATAMENTO COM UM MÉDICO PSIQUIATRA,E É ELE QUE ESTÁ ME AFASTANDO DA SALA DE AULA, ELE ME DISSE QUE DEMORA UNS DOIS ANOS PARA SAIR A READAPTAÇÃO,E,QUE NO DIA SOU AVALIADA POR 03 MÉDICOS:PSIQUIATRA, REUMATOLOGISTA E PROVAVELMENTE UM CLINICO,SEI QUE MINHA JORNADA ESTÁ SÓ COMEÇANDO, MAS FICO FELIZ POR NÃO ESTAR SOZINHA...MAIS UMA VEZ OBRIGADA PELA ORIENTAÇÃO,E,JÁ SEI ONDE 'CORRER' QUANDO PRECISAR DE AJUDA!!!DEPOIS DE TRÊS ANOS COM FIBROMIALGIA, PRECISEI MUDAR DE MUNICIPIO PARA DESCOBRIR QUE ALÉM DA FIBRO TENHO ARTRITE REUMATOIDE,E,SE TIVESSE 'TIRADO' LICENÇA MÉDICA DESDE A DESCOBERTA,HOJE JÁ ESTARIA EM PROCESSO DE READAPTAÇÃO,MAS...TUDO A SEU TEMPO!!!UM FORTE ABRAÇO. ROSEMARY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemary passei por trajetória uma pouco parecida com a sua pois tenho Lupus e precisei recorrer ao psiquiatra após dois anos e cinco meses fui readaptada, é necessário ser perseverante. Muita força e Luz amiga
      Maria Cristina

      Excluir
    2. Obrigada querida Maria Cristina pela atenção!!!

      Excluir
  7. O médico está certo. Em média 2 anos - mas pode ser um pouco mais. Enquanto isso fique em licença.
    A fibromialgia nunca vem sozinha. Ela porém agrava as outras doenças - e infelizmente não é aceita no DPME.
    Só cuidado com os calmantes e os rivotril da vida. Tenho visto estragos por uso prolongado desse tipo de medicamentos.

    ResponderExcluir
  8. Colega, a readaptação da minha mãe saiu no dia 14/07, mais só chegou um comunicado do CPP agora a tarde, então temos uma duvida: Ela é vice diretora em uma escola de outra diretoria do cargo dela, ela pode permanecer nesta escola, ou tem que vir para escola que ela é efetiva, agradeço se obter resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia:

      Tudo se resume nas seguintes perguntas:

      - readaptado pode ser vice-diretor?
      - quando a pessoa é readaptada ela tem que assumir primeiro para depois se afastar para outro cargo?

      Infelizmente eu não tenho essas respostas, já que é um caso bem diferente dos demais. Aconselho a ligar para o DRHU.

      Excluir
  9. PROFESSOR READAPTADO EIS MINHAS DÚVIDAS:
    SEI QUE HÁ CASOS E CASOS PARA SER READAPTADO, 'DIZEM' QUE QUANDO O 'PROBLEMA' É PSICOLÓGICO (DEPRESSÃO,ETC) O PROFESSOR DEVE 'TIRAR' LICENÇA UMA ATRÁS DA OUTRA COMO SE FOSSE PRORROGAÇÃO(DIZEM QUE NÃO EXISTE MAIS PRORROGAÇÃO DE LICENÇA),ATÉ MESMO NAS FÉRIAS E RECESSO, MAS SE O 'PROBLEMA' FOR FÍSICO (ARTRITE REUMATÓIDE, CORDAS VOCAIS,ETC...)NÃO PRECISA 'TIRAR' LICENÇA UMA ATRÁS DAS OUTRA ATÉ MESMO NO RECESSO,E, FÉRIAS!!!! TAMBÉM PERGUNTO COMO FICA A ATRIBUIÇÃO DE UMA PEB1-OFA,QUE ESTÁ TIRANDO LICENÇA UMA ATRÁS DA OUTRA,SE NÃO PODE 'PEGAR' AULA ENQUANTO ESTÁ DE LICENÇA?FICO NO AGUARDO SE PUDER RESPONDER,E, GRATA DESDE JÁ. ROSEMARY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemary:

      Não existe mais prorrogação de licença. Todas as licenças agora são iniciais.
      A maioria dos professores readaptados estavam em licença direto. Uns pediram a readaptação (ou a diretora pediu) - outros foram readaptados quando o DPME perecebeu que eles não estavam em condições de reassumir as aulas.
      No caso do OFA = saia de licença até a próxima atribuição. Daí você volta, pega as aulas, assume as aulas e sai de licença de novo.
      Eu só tenho dúvidas de como funciona a readaptação do OFA (por quanto tempo ela acontece) pois só conheço casos de efetivos readaptados. Mas a legislação prevê a readaptação para os OFAs também.

      Excluir
  10. Boa noite....gostaria de saber se tem uma legislação específica de quantos readaptados pode ter por escola... vc sabe onde encontro isso???? e qual é mais ou menos o tempo de transferência??? demora pra sair no DO????
    Obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
  11. Olá professor, poderia me orientar quantos aos procedimentos(documentos) após publicação pelo CAAS da Súmula em DO. Estou perdida, não encontro alguém que me oriente, em minha escola nem secretária há. Agradeço e aguardo ansiosa sua reposta.

    ResponderExcluir
  12. estou readaptada desde abril/12 e até hoje não fizeram minha jornada de readaptado na minha escola gostaria de escolher a carga máxima pois fiquei de licença aguardando readaptação durante 5 anos a última carga de aula é a de 2007 quando saí de licença ou deste ano eu não entrei nem um dia na sala??

    ResponderExcluir
  13. Sou professora readaptada em Santa Catarina, tem 40 horas ( 32 aulas) a diretora quer que eu dê 8 periodos, sendo que antes fazia 7, eu continuo sendo professor!Outra dúvida: Quando o médico dá o atestado pedindo readaptação, tenho que esperar a perícia na em casa, ou na escola dando aula? Adorei tem blog, estavamos precisando!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem ?
    Será que vc pode me esclarecer uma dúvida ? A minha diretora disse que eu não precisa participar da atribuição de aulas, já que sou readaptada . Essa informação procede ? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  15. Segundo a portaria da Secretaria da Educação você tem que ir - mas nenhuma aula lhe será atribuida.
    Todo ano é a mesma coisa. Você pode ir e pedir para assinar a ata informando que você esteve mas não pegou nada por ser readaptada.

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde...
    conheci o blog hoje e gostei muito, parabéns...
    bom, tb sou professora readaptada e estou tentando me aposentar a bastante tempo, depois da bomba do governo dizer que temos que trabalhar 30 anos para conseguir a aposentadoria fiquei muito triste e estou aguardando para ver no que vai dar...
    Tenho uma pergunta:
    Minha diretora pediu para eu me inscrever no programa Sala de Leitura, sou professora readaptada ciclo I, posso fazer a escolha por 40 horas semanais?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto Sala de Leitura tem uma carga horária específica.
      Ao entrar nesse projeto você deve cumprir a carga horária dele - não mais a sua de readaptada.
      O problema desse Projeto é que ele é um cargo de confiança. Como coordenador. O que significa que você só fica enquanto seu desempenho for do agrado da diretora... Pense nisso.

      Excluir
    2. Eu só queria saber em que base legal o governo se apoia para nos tirar o direito à aposentadoria especial.
      Nós também realizamos atividades pedagógicas (até mais que o pessoal da gestão - já que eles também trabalham com questões de administração).
      Quando é que os nossos sindicatos vão entrar na justiça para garantir os direitos dos readaptados?
      Quando é que vão nos ver e nos defender? (porque pra eles parece que somos invisíveis...)
      Até quando seremos desprezados e esquecidos por quase todos (menos pelos que nos assediam moralmente)?

      Excluir
  17. Como se não bastasse a violência moral que a gente sofre na sala de aula, o afastamento, os peritos achando que a gente quer é dar cano no trabalho, espera de consulta com psiquiatra, preço de medicamento e etc, agora meu sobrenome mudou:
    não sou mais Rose Moraes, agora é assim: "atende aí que é telefone pra você, é a Rose readaptada". Grosseria do cassete viu ...

    ResponderExcluir
  18. Professor Readaptado,sabe me dizer se readaptada PEB1 pode trabalhar(ou pedir transferência) em escola de PEB2? E se existe alguma lei ou algo que diz qual é o limite de professores readaptados em uma escola? Desde já muito obrigada!!! Rosemary

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Boa tarde, sou professora da SEDF(Secr. de Educ. do Distrito Federal) e a mais de 2 anos faço tratamento psiquiatrico, psicologico, reumatologico, ortopedico e neurologico tenho sequela de paralisia obstétrica no braço direito com encurtamento e perda de movimentos por causa da sequela no braço direito, estou com muitos problemas no braço esquerdo, fiz cirurgia do túnel do carpo esquerdo e tenho que fazer o direito e tenho fibromialgia, no início lutei muito contra a ideia de uma possível readaptação, mas hoje já aceito bem a ideia, pelo fato das minhas inúmeras dificuldades e o pavor que sinto em voltar para sala de aula. Tenho muitas dificuldades em me aceitar hoje como sou ( com minhas limitações) no trabalho e na vida pessoal me sinto muito mal em não conseguir fazer o que fazia antes e pelo fato de muitos não acreditarem no que estou passando. Estou afastada a mais de 2 anos e estou tentando a readaptação, mas não consigo o que acha que preciso fazer? Obrigada

      Excluir
  20. Bom dia, sou professora efetiva do estado de sp, fui diagnosticada com fibromialgia e hipermobilidade articular, meu ortopedista recomendou readaptação, pois sou professora de ed. física, estou de licença médica e fiz a perícia dia 22/05 e a médica encaminhou a solicitação do meu médico para o departamento médico, será que conseguirei readaptação? Muito obrigada!
    Veridiana

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, professor,



    Parabéns pelo seu blog! Percebi que ali tem um manancial enorme sobre o estatuto do SP.

    Você tem conhecimento sobre fontes as quais posso pesquisar sobre direitos do professor readaptado do RJ? Preciso me garantir principalmente com relação à carga horária: percebo uma tendência da direção da escola a exigir 16 horas semanais em vez de 12 como todo professor DOC II cumpre, e não diferente, era a que eu cumpria, quando estava em sala de aula...


    Na expectativa que possa me ajudar,

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Sou Sheila e sou professora readaptada e estou trabalhando na diretoria de ensino e essa semana eles me informaram que eu deverei cumprir as minhas 30 aulas + meus 3 HTPC e mais 12 HTPL alegando que como não trabalho na escola tenho que cumprir... somos em 5 readaptados aqui e não achamos nada que fala sobre isso que temos que cumpri o quadro de horas como por exemplo 38 horas ao invés de 29... Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Olá, Sou Nívea Maria Lopes e sou professora readaptada por uma escola onde esta a minha pasta, em 2007 pedi a transferência para uma escola perto de casa, em 2009 entrei para o projeto sala de leitura, só que neste ano mudou de Diretora e ela não quer mais que eu fique no projeto. Gostaria de saber se eu devo voltar para a escola de origem ou posso ficar na escola que estou, mesmo não fazendo parte do projeto, afinal antes de ser professora da sala de leitura eu já trabalhava como professora readaptada no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  24. Estou com nódulo nas cordas vocais.Posso pedir readaptação,visto que sou professora efetiva peb 1 há 7 anos no estado de sp?

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber também se posso ficar readaptada no estado e continuar o exercício normal no meu cargo da prefeitura,visto que neste sou professora de CEI(creche),e não faço o uso constante da voz?Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  26. Alguem pode esclarecer sobre a cassação de liminar que transformava horas relogio em horas aula? Eu fui beneficiado, pois trabalhava 40 horas semanais e desde que surgiu a liminar passei a cumprir 30 horas. Quem puder dê todos os detalhes.
    Gratos

    ResponderExcluir
  27. Minha esposa fez perícia para readaptação em Pres. Prudente/SP em 17/12/2013. Quanto tempo, em média, tem demorado a publicação pós Perícia?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Sou professora readaptada e efetiva, gostaria de saber se caso a minha readaptação seja cessada o que acontece comigo já que o meu cargo, ou seja, minhas aulas foram disponibilizadas, sou obrigada a ir para outra escola mesmo sendo efetiva, não tenho direito mais às minhas aulas? Não tenho interesse em voltar para sala de aula, mas tenho medo do perito não dar continuidade já que somos tratados como lixo mesmo. Estou no final dos dois primeiros anos de readaptação e aguardando nova perícia para dar continuidade, e é aí que tenho medo.

    ResponderExcluir
  30. Sônia Maria da Silva
    Sou professora fazia ratamento com psiquiatra por muita depressão mas a pericia não queria mas dar continuidade fiquei com medo parei com o tratamento que já era de três anos voltei para sala de aula não aguentei ficar na sala exonerei meu cargo o que faço preciso voltar sera que posso entrar com uma ação para para anular o pedido de exoneração foi publicada na dia 1º de março

    ResponderExcluir
  31. Bom dia professor, atualmente moro muito longe da minha escola, tentei a troca para uma escola na esquina da minha casa, mas a diretora não me aceitou, mesmo tendo vaga, como proceder ? , não quero mal estar, mas qual o meu direito?

    ResponderExcluir
  32. O ideal e conhecer a nova resolução sobre a readaptação funcional editada neste ano (2014). Se vc não tem vou tentar enviar a você. Leia e veja os teus direitos. Eu recomendo que mesmo readaptada não deixe de ser sindicalizada, o mesmo tem me ajudado em algumas questões.

    ResponderExcluir
  33. Leia sobre no link a seguir :http://apeoesp.wordpress.com/2014/03/22/nova-resolucao-da-see-sobre-professores-readaptados/

    ResponderExcluir
  34. Bom dia !!!
    Não sou professora, mas acontece que na escola da minha filha acho que ocorreu uma arbitrariedade quanto a readaptação da orientadora pedagógia pois a mesma não sabia e não queria ser readaptada, a direção pelo que me consta agiu sem comunicar previamente a profissional, o que podemos fazer enquanto pais e alunos que não estamos de acordo com o fato ocorrido?

    ResponderExcluir
  35. Oi Prof boa tarde. Eu fui readaptada por tempo indeterminado pelo Inss e diz no ofício do Inss que é vitalícia minha readaptação. Mas a secretaria de Educação diz que não existe readaptação para o resto da vida. Que o Inss tem de me aposentar. E eu queria saber se realmente não existe.

    ResponderExcluir
  36. Mensagem: Boa noite, Entrei para a prefeitura há 1 ano e meio como efetiva, portanto estou no período probatório. Porém de outubro ate dezembro fiquei afastada com sindrome do panico. Voltei a trabalhar este ano, pois estava melhor, e agora os sintomas estão voltando. Gostaria de saber se no periodo probatorio eu posso requerer a readaptação, caso meus problemas de saude nao tenham solução, senao sair da sala de aula, motivo pelo qual me aparecem as crises.
    Obrigada. Aguardo orientações.

    ResponderExcluir
  37. Olá!

    Estou readaptada por problemas psiquiátricos. Posso realizar cursos acadêmicos estando nesta condição?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Olá. Sim, você pode Mônica Alves da Silva, qqer curso acadêmico.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. olá gostaria de fazer parte deste grupo, sou da cidade de goias estado GO professora readaptada gostaria de compartilhar co vcs e sanar algumas dúvidas










    ResponderExcluir
  42. no estatuto do magistério do meu estado não fala sobre a readaptação, só fala o direito, não fala quantas horas tem q cumprir, não fala sobre a aposentadoria,não fala como deve ser o readaptado

    ResponderExcluir
  43. Olá, sou professora readaptada do municipio do Rio de Janeiro.
    Perdi a voz em sala de aula, no meu segundo turno. Ja estava mais ou menos no meio do 2º turno. Eu já vinha recebendo tratamentos e sendo obrigada a ficar em casa com licenças. Eu não queria sair da sala de aula, mas sabia que não estava conseguindo melhorar com os períodos pequenos de licença. Até que isto aconteceu, perdi a voz totalmente. Foi difícil, mas dei aula mesmo sem voz até terminar o turno e ainda dei a saída dos alunos, só com gestos. (nesta hora final, uma amiga me ajudou chamando os nomes dos alunos) Fui readaptada por voz e cumpri na secretaria da escola, por 1 ano. Pedi a cessação da readaptação e aqí, começa os meus problemas. Fiz todo o tratamento no particular pois nunca gostei de secretaria. Queria muito voltar a sala de aula. Fui agendada somente após 7 meses porque houve problemas de tempo na perícia médica, devido aos novos professores que estavam entrando na rede. QUando fui, eu ja estava muito proxima a tirar a licença 102, que acompanha conjuge para outro estado, entao levei os lauds dos medicos que me acompanharam recentes do otorrino e da fonoaudiologa, mas não levei os exames novos. Pois havia feito ha 6 meses atrás no período mais ou menos que deveria ter sido chamada para a pericia, não quis gastar porque a fono e o otorrino ja me consumiam bastante. estava tudo certo, ou quase. Ao passar pela junta médica os primeiros peritos me aprovaram porque a minha voz estava ótima, mas quando cheguei na perita, fonoaudiologa, ela nem quis me receber me falou apenas na porta que não me atenderia. Falei lhe que eu ainda entraria de artigo 104 e que teria mais um ano de repouso de voz mas que gostaria de retornar a sala de aula quando eu voltasse. Nem quis me receber. Disse com autoidade que eu voltaria quando ela quisesse. Outros peritos foram falar com ela, mas ela estava determinada a não ceder. Entrei de licença 104, em cima da redaptação, foi indeferido o meu pedido de retornar a sala de aula. Um ano depois retornei e no GRH, recursos humanos me mandaram para sala de aula pois entenderam que a minha voz estava boa, e que eu estava apta, então que eu resolvesse o meu processo em sala de aula. fiquei de julho a dezembro e depois de janeiro a setembro. Hoje fui a pericia pois ainda não havia conseguido um tempo para ir la resolver isto, então me disseram após analisar que eu não poderia estar em sala de aula. E ainda me disseram "você está amparada" e "foi mandada a sala de aula a la Bangu". Mandaram eu fazer um pedido por escrito que quero retornar a sala de aula e passar pela junta medica. Não entendi direito, afinal, ja estou em sala de aula. O que perco com isto? Visto que estou 3 anos readaptada e ha um ano em sala com processo aberto em readaptação. O que devo fazer? elzimar helzymar@gmail.com Me escrevam, me ajudem!

    ResponderExcluir
  44. Olá, me ajude, tenho uma dúvida. Estou readaptada por um ano e tenho 10 efetivas e 10 aulas alteradas apenas até 31 de janeiro. Se eu continuar readaptada eu perco as 10 do contrato?

    ResponderExcluir
  45. Sou professor de educação física readaptaado e venho sofrendo assédio e discriminação na escola em que fui readaptado. Disseram que embora fosse professor de educação física concursado para tal função e estar readaptado em biblioteca, não tenho os mesmos direitos que outros professores, como recesso, carga horária, etc. Uma vez que no meu município não encontro nada que me auxilie no estatuto dos servidores, gostaria de saber dos meus direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou professora readaptada pelo estado, não sei se é a sua situação, mas temos os mesmos e todos os direitos q os outros professores. Além do que, fui readaptada com 30 aulas e trabalho por 25 hs relógio mais o ATPC q é de 1:40min. Trabalho na biblioteca tbm e sou professora de língua portuguesa. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Ola! O recesso de janeiro é para quem nao pode tirar as férias em outros mes. Como vc esta fora de sala, igual a mim, pode tirar suas ferias, quando completar um ano de efetivo exercicio tirar seus 30 dias de ferias concordando a direção. Pois a parte fora de sala de aula Tira ferias em qualquer mes do ano. E o mes de janeiro muita gente quer, devido os filhos estarem em casa e por ser verao... pense em um mes que lhe agrade e confirme com a direção. Espero ter ajudado!

      Excluir
    3. Ola! O recesso de janeiro é para quem nao pode tirar as férias em outros mes. Como vc esta fora de sala, igual a mim, pode tirar suas ferias, quando completar um ano de efetivo exercicio tirar seus 30 dias de ferias concordando a direção. Pois a parte fora de sala de aula Tira ferias em qualquer mes do ano. E o mes de janeiro muita gente quer, devido os filhos estarem em casa e por ser verao... pense em um mes que lhe agrade e confirme com a direção. Espero ter ajudado!

      Excluir
  46. Parabéns ,pela iniciativa! Professores deste Brasil estão carentes de informação e tratamento adequado!muito bom ler os comentários e achar companheiros de trabalho na mesma situação.
    Estou trabalhando a um ano como diagnóstico de artrite reumatóide, reduzi minha carga horaria pois tenho dificuldade de escrever, redução da forca nas mão e rigidez matinal, tipica da doença, alem de dificuldades de subir escadas causada pela artrite no quadril. Posso requere minha readaptação?

    ResponderExcluir
  47. Parabéns ,pela iniciativa! Professores deste Brasil estão carentes de informação e tratamento adequado!muito bom ler os comentários e achar companheiros de trabalho na mesma situação.
    Estou trabalhando a um ano como diagnóstico de artrite reumatóide, reduzi minha carga horaria pois tenho dificuldade de escrever, redução da forca nas mão e rigidez matinal, tipica da doença, alem de dificuldades de subir escadas causada pela artrite no quadril. Posso requere minha readaptação?

    ResponderExcluir
  48. Sou professora efetiva há 1 ano, porém em probatório ainda, estou com vários problemas depois que fui nomeada e fui trabalhar nesta escola, depressão, fibromialgia,faringites e sinusites recorrentes. Enfim, posso ser readaptada mesmo estando em sala de aula? Corro o risco de exoneração?

    ResponderExcluir
  49. Bom dia. Gostaria de participar dos fóruns desse blog e gostaria de saber se o professor readaptado já tem direito a aposentadoria especial. Aguardo comentários.

    nascimentovalnei@hotmail.com

    Whats App: 12981539748

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber se algum advogado trabalha com a causa de professores readaptados do estado de São Paulo a questão é da liminar de aposentadoria especial não so associada a APEOESP e nem ao CPP. Por favor aguardo contato

    Email-reginacavenatti@yahoo.com.br
    Whats-(11) 94275-0922

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, a lei é diferente em outros estados? Vc está se referindo ao estado de SP certo?

    ResponderExcluir
  52. Sou de SC, e a gerência nos convocou quinze dias antes dos professores voltarem, ou seja nós começamos dia 03/02 enquanto que os professores em sala dia 18/02. Segundo a gerência nós só temos direito aos 30 dias de janeiro, fora isso podemos ser convocados a qualquer momento.
    Mas o vale alimentação nós recebemos igual ao professor em sala.

    ResponderExcluir
  53. Sou de SC, e a gerência nos convocou quinze dias antes dos professores voltarem, ou seja nós começamos dia 03/02 enquanto que os professores em sala dia 18/02. Segundo a gerência nós só temos direito aos 30 dias de janeiro, fora isso podemos ser convocados a qualquer momento.
    Mas o vale alimentação nós recebemos igual ao professor em sala.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia, a lei é diferente em outros estados? Vc está se referindo ao estado de SP certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, refiro- me ao Estado de São Paulo. Quanto a outros Estados não posso informar com clareza, mas procure o seu sindicato. Aqui em São Paulo o professor readaptado tem todos os direitos que qqer outro professor em sala de aula. Acredito que aí também. Essa história de ser convocado não tem nada a ver. Lerei outras postagens suas, um pouco sem tempo de ler. Um abraço

      Excluir
  55. Sim, refiro- me ao Estado de São Paulo. Quanto a outros Estados não posso informar com clareza, mas procure o seu sindicato. Aqui em São Paulo o professor readaptado tem todos os direitos que qqer outro professor em sala de aula. Acredito que aí também. Essa história de ser convocado não tem nada a ver. Lerei outras postagens suas, um pouco sem tempo de ler. Um abraço

    ResponderExcluir
  56. ESTOU READAPTADA HÁ 2 MESES. FUI DIRECIONADA À DIRETORIA DE ENSINO E, AQUI, ESTOU TRABALHANDO 8 HORAS/DIA. NESTE CASO, SEREI REMUNERADA COMO DOCENTE OU POR 8 HORAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cilene, aqui no estado de São Paulo, o professor não trabalha, por 8 horas, eu me readaptei com 30 aulas e trabalho 25 a 26 horas semanal. Quem se readaptou com 32 aulas, trabalha 26:40 minutos. Veja com o sindicato a forma de transformar aula em horas, se te disserem que terás que trabalhar 8 horas diários, estão errados e querendo te lesar. Não deixe, busque seus direitos.

      Excluir
  57. Cilene, aqui no estado de São Paulo, o professor não trabalha, por 8 horas, eu me readaptei com 30 aulas e trabalho 25 a 26 horas semanal. Quem se readaptou com 32 aulas, trabalha 26:40 minutos. Veja com o sindicato a forma de transformar aula em horas, se te disserem que terás que trabalhar 8 horas diários, estão errados e querendo te lesar. Não deixe, busque seus direitos.

    ResponderExcluir
  58. Sou professora efetiva há 1 ano, porém em probatório ainda, estou com vários problemas depois que fui nomeada e fui trabalhar nesta escola, depressão, fibromialgia,faringites e sinusites recorrentes. Enfim, posso ser readaptada mesmo estando em sala de aula? Corro o risco de exoneração?

    ResponderExcluir
  59. Sou professora efetiva há 1 ano, porém em probatório ainda, estou com vários problemas depois que fui nomeada e fui trabalhar nesta escola, depressão, fibromialgia,faringites e sinusites recorrentes. Enfim, posso ser readaptada mesmo estando em sala de aula? Corro o risco de exoneração?

    ResponderExcluir
  60. Olá Lanna. Exoneração só em casos extremos.
    Você pode sim ser readaptada mesmo estando em sala de aula. No caso do estado probatório, melhor procurar Apeoesp da sua cidade para lhe orientar nesse caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta! Quis dizer se posso ser readaptada mesmo estando no probatório! Hj mesmo tive na médica, as dores da fibromialgia só pioram cada vez mais, a fadiga o cansaço..gostaria de saber se algum professor conseguiu licença para tratar fibromialgia? Li em alguns locais que os peritos dos municípios não consideram a fibromialgia como doença!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta! Quis dizer se posso ser readaptada mesmo estando no probatório! Hj mesmo tive na médica, as dores da fibromialgia só pioram cada vez mais, a fadiga o cansaço..gostaria de saber se algum professor conseguiu licença para tratar fibromialgia? Li em alguns locais que os peritos dos municípios não consideram a fibromialgia como doença!

      Excluir
  61. Olá Lana, quanto ser readaptada em estado probatório não tenho certeza, mas acredito que sim, mas hj tanto estado qto município, estão dificultando readaptação, com qqer enfermidade, exceto psiquiatria. Espero ter ajudado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  62. Obrigada! Ajudou sim! Vou procurar saber sobre a readaptação ou até redução de carga horária! E qnto a licença p tratamento de saúde? Alguém sabe se fibromialgia e depressão dá direito? Estou arrasada, com muita dor, fadiga, cansaço, sem ânimo e concentração! Qndo penso na sala de aula e nos problemas q enfrento lá, as dores triplicam, parecem agulhas e facas entrando no meu corpo! Alguém c essa experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qqer tipo de enfermidade dá te o direito de licença, já a questão para se readaptar a enfermidade depressiva conta muito ... vc terá q ter sorte em pegar uma boa junta médica e um excelente relatório médico.

      Excluir
  63. Olá, por favor, sabe me responder se quando readaptado podemos pedir exoneração? Ou tem que sair da readaptação pra pedir exoneração? Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Olá Raphaela Rodrigues, sim pode pedir,você não precisa sair da readaptação, peça a exoneração quando quiser.
    Boa sorte!
    um abç

    ResponderExcluir
  65. Estou readaptada há dois anos. Por ansiedade somatoforica.meu laudo acaba daqui a dois meses. Estou em pânico. Não quero voltar a sala de aula. Mas no laudo diz:posteriormente voltar ao trabalho de origem

    ResponderExcluir
  66. Olá, Pati. Eu acredito que vc não deva se preocupar muito, pode ser que eles nem te convoque, as vezes passa até 3 anos. Mas provavelmente se houver a convocação pra você passar na perícia, esteja você embasada, ok. Vá ao médico e peça um relatório dizendo que você não tem condições de voltar a sala de aula e peça continuidade da readaptação. Leve toda documentação anterior e atual, exames e relatórios médicos. Procure se manter informada sobre convocações, pois tem muitas escolas que ficam inertes a essas informações e o professor é quem se "ferra", é bem essa a palavra. Espero ter ajudado.
    Um abç e boa sorte.

    ResponderExcluir
  67. Excelente Blog!! Achei que certas coisas só aconteciam comigo!! Fui parar na Delegacia da Mulher para denúnciar abuso/injuria por parte do Diretor!Entrarei com processo e não permitirei jamais ser humilhada, destratada, discriminada ou qualquer coisa parecida, primeiramente por ser HUMANA e principalmente por não ter nada que me desabone. Muito obg por abrir esse espaço para dúvidas e mais.

    ResponderExcluir
  68. Olá, tudo bem? Sou professor da rede estadual e municipal.fazem 5 anos e quase sempre ando.de licença médica por conta de problemas emocionais. Desenvolvi síndrome do pânico.e burn out e ñ sei o que fazer mais.... Só de.pensar em sala de aula eu fico com.excessivas cólicas, diarréias, insônia e palpitações fortes no coração. Tomo imúmeros medicamentos e p completar sou hipertenso e tenho retocolite crónica. Já tive vários laudos alegando meu mas os peritos me afastam mas nunca me chamam p.readaptação. Estou no.probatório ainda pois por conta das licenças ñ conseguir terminá-lo. O que faço para conseguir me readaptar? Devo.solicitar na escola ou ir ao sindicato? Corro o risco.de.ser exonerado caso eu me.readapte? Ñ aguento.mais vuver nesta situação, porém preciso trabalhar. Alguém poderia me orientar, por favor? Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Olá, tudo bem? Sou professor da rede estadual e municipal.fazem 5 anos e quase sempre ando.de licença médica por conta de problemas emocionais. Desenvolvi síndrome do pânico.e burn out e ñ sei o que fazer mais.... Só de.pensar em sala de aula eu fico com.excessivas cólicas, diarréias, insônia e palpitações fortes no coração. Tomo imúmeros medicamentos e p completar sou hipertenso e tenho retocolite crónica. Já tive vários laudos alegando meu mas os peritos me afastam mas nunca me chamam p.readaptação. Estou no.probatório ainda pois por conta das licenças ñ conseguir terminá-lo. O que faço para conseguir me readaptar? Devo.solicitar na escola ou ir ao sindicato? Corro o risco.de.ser exonerado caso eu me.readapte? Ñ aguento.mais vuver nesta situação, porém preciso trabalhar. Alguém poderia me orientar, por favor? Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Ola, o quanto eu saiba, são sucessivas licenças medicas que fazem o perito da secretaria da saúde autorizar uma readaptação temporária a principio e depois definitiva. No meu caso foi meu medico é que sugeriu a readaptação. Passei pela pericia e esta me readaptou. Como faz tempo não sei se continua assim. Espero ter ajudado. Todavia procure um sindicato dos professores da rede publica.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Alguém poderia tirar uma dúvida, como professora readaptada em dia de conselho de classe sigo o horário que os professores fazem neh? Se os mesmos entram às 18h e saem as 21h sigo esse mesmo horário?

    ResponderExcluir
  73. Boa noite, que benção esse blog!
    Gostaria da ajuda de vcs, sou prof readaptada pelo estado do Rio de Janeiro, há 1 ano e hoje soube na escola que eles estão transferindo os professores excedentes da sacola para outra, em que há carência, trabalho atualmente na sala de leitura, isso mexeu com meu emocional, me readaptei por ansiedade e crise de pânico, eles podem me transferir, sinto que essa mudança não será boa para minha saúde emocional





    que eles estão me transe

    ResponderExcluir
  74. Olá professora Fany, eu sou readaptada aqui no Estado de São Paulo e pelo q sei , você não é obrigada a sair da escola que você está. A direção questiona se você tem interesse em ir para outra escola. É o que sei até o momento.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  75. POR FAVOR SOU READAPTADA E GOSTARIA DE ME AFASTAR, AQUELE AFASTAMENTO SEM REMUNERAÇÃO . PRECISO SABER SE O READAPTADO PODE SE AFASTAR.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  76. Pode sim, basta entrar em contato com a secretaria de sua escola

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Olá, sou o professor Ricardo.Estou readaptado, sala de leitura, e gostaria de saber se entro em férias, de fim de ano, junto aos professores da casa ou se sigo normas diferenciadas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. Olá professor Ricardo, o professor readaptado não tem nada diferenciado do professor em sua função normal, exceto o o tempo trabalhado q faz diferente, ou seja, cumprimos menos horas trabalhadas. as demais, férias, salário, bonificação etc...
    Espero ter ajudado.
    Um abç

    ResponderExcluir
  80. Ola gostaria de saber oque significa quando perde pericia de reavaliação e publicam que i setor adm tem que aplicar o artigo 190.

    ResponderExcluir
  81. Sou profssora readaptada no estado de Sergipe e já tentei de todas as formas conseguir a resolução sobre professor readaptado, como também o rol de atividades e não consegui. Não consta no estatuto do magistério. Alguém pode enviar para o meu e-mail? marcia.acernot@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Olá, boa noite! Sou PEB II efetiva da SE de São Paulo. Estou com disfonia funcional e os exames demonstram fenda e nódulos nas cordas vocais o médico solicitou a readaptação para o tratamento que consiste de repouso vocal e fonoterapia, não tirei licença tento trabalhar usando amplificador vocal, fiz perícia dia 19/03/2018. Será que demora muito para sair a publicação? É díficil ficar nessa ansiedade de saber se vai ser deferido o pedido de readaptação.

    ResponderExcluir
  84. Sou professora, e há 7 anos sofro com rouquidão. Já passei por vários otorrinos, e fiz fonoterapia por mais de 1 ano, mas não obtive melhora significativa. Minha última nasofibrolaringoscopia: com hipertrofia dos cornetos inferiores (rinite alérgica), desvio de septo e laringite crônica e cordite causadas por doença do refluxo gastroesofágico. Há anos que vivo pegando atestado por simplesmente não conseguir trabalhar com essa rouquidão constante. Não consigo dar andamento ao meu trabalho em sala de aula, e já estou ficando mal vista na escola por causa de tantas ausências. Esse ano comecei a desenvolver depressão por isso, e acabei me afastando por licença psiquiátrica por 2 meses. Agora estou sofrendo pressão na minha escola para continuar afastada. A otorrino que passo atualmente não quis solicitar meu afastamento alegando que minha rouquidão não tem causas por mal uso da voz. Irei tentar novamente a psiquiátrica. Mas já estou pensando em uma possível readaptação. Será que consigo? O que alego? As causas da rouquidão ou da depressão? É necessário que seja solicitado pelo "meu" médico? Ou eu mesma posso solicitar para a perícia levando os laudos médicos que eu possuo?
    Ahh...Sou professora de duas prefeituras: Santos e Cubatão

    ResponderExcluir
  85. Olá, sou professora efetiva no estado do Amazonas com 40 horas. Sofro de dores terríveis há alguns anos, nenhum tratamento que fiz até hoje resolveu meu problema, nenhuma medicação fez efeito. Eu já não estou aguentando essa situação. Só trabalho com dor, não consigo dormir, vivo chorando pelos cantos, já andei em inúmeros médicos e a última que fui que é uma reumatologista, disse que tenho bursite no ombro, hérnia de disco e fibromialgia, mas a única coisa que fez por mim foi me passar dois remédios pra tomar por 30 dias, remédios que não fizeram nenhum efeito. Já fiz 4 vezes Fisioterapia, já fiz acupuntura, estou gastando o dinheiro que não tenho pois tenho que ir na capital do Amazonas atrás de médicos especialistas. Tirei uma licença por 30 dias pra buscar outro médico que me dê algum tipo de laudo pois quero passar pela junta médica, não sei como funciona direito, só sei que não estou mais suportando viver assim...Qual o melhor caminho a seguir? Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. gostaria de uma informação, sou professora, estou em sala de aula a 18 anos, mas de 2015 pra cá, percebi que estava perdendo a audição, então faço exames todos os anos, e a cada ano está pior, sendo que agora no ultimo exame, foi indicado o uso de aparelho, pois tenho um barulho enorme no ouvido 24 horas por dia. Seria possível pedir readaptação? Como proceder?

    ResponderExcluir
  88. Boa noite!!!!
    Parabéns pelo blog!Pensei tbm que fosse somente comigo tanta, humilhação Desaforo,enfim.....uma tristeza enorme receber isso de pessoas que até ontem idolatravam o trabalho da gente.Mas,fazer o quê né?
    Bom,minha dúvida é a seguinte:
    Sou efetiva em dois municípios, me comunicaram que não preciso fazer HTPC, PORÉM cumpro as 5 horas diárias (07h00 -12h00)e (13h00 as 18h00), sem poder cumprir o mesmo horário dos demais professores).E fico em uma biblioteca,troco os livros de todos os alunos três vezes por semana, me mandam decorar enormes painéis e todas as modas que inventam quanto a decoração,pois a disputa no face entre as escolas é bem grande! Só que na hora do elogio só os dois cargos mais altos né! Eu gostaria de saber se por serem dois municípios ,tenho direito a cumprir a carga horária dos demais professores?.....Obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Boa noite,sou professor de educação física e tenho problemas de varizes, já realizei uma cirurgia para retirada,mas depois de um ano estou com o mesmo problema,então pergunto posso ser readaptado

    ResponderExcluir
  90. Olá gente, minha readaptação depois de dois anos foi cessada, como faço para entrar com recurso, alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
  91. Recomiendo encarecidamente los servicios de préstamos del Sr. Pedro a cualquier persona que necesite ayuda financiera y lo mantendrán al tanto de los directorios altos para cualquier otra necesidad. Una vez más, lo felicito a usted ya su personal por su extraordinario servicio y atención al cliente, ya que es un gran activo para su empresa y una experiencia agradable para los prestatarios como yo. deseándole todo lo mejor para el futuro. señor, pedro es la mejor manera de obtener un préstamo fácil, aquí está su correo electrónico .. pedroloanss@gmail.com agradecido. Puede comunicarse con el Sr. Pedro Jerome para obtener la siguiente ayuda financiera, como préstamos hipotecarios, préstamos para automóviles, préstamos comerciales, préstamos personales, préstamos comerciales, préstamos SBA.

    ResponderExcluir

Os comentários passarão pela moderação antes de serem publicados.